Imprimir

Notícias / Política MT

52% não conhecem os candidatos; 10% não votariam em nenhum deles

Da Redação - Jonas da Silva

Cerca da metade dos eleitores desconhecem os candidatos a prefeito de Cuiabá ou ainda o eleitorado não está ligado ao processo eleitoral. A avaliação está na nova pesquisa do instituto Access Brasil em parceria com o Olhar Direto e divulgada nesta segunda-feira. 

A resposta para "não rejeita nenhum" e "não sabe e não respondeu" é listada, respectivamente, por 21,96% e 29,82% dos entrevistados. 

Mauro Mendes afirma que liderança em pesquisa 'aumenta responsabilidade'
Dos 32 vereadores com maior intenção de votos, 78% são nomes novos
Mauro Mendes lidera espontânea, mas metade ainda está indecisa
Mauro Mendes lidera com 27,5% de vantagem sobre segundo colocado

Os candidatos Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito (PSD) são os mais rejeitados pela segunda rodada de pesquisa do instituto. Eles têm 11,90% e 10,06%, respectivamente, da opinião dos eleitores de Cuiabá. Pela margem de erro de 4%, Maluf e Brito, estão tecnicamente empatados na rejeição. A pesquisa mostra ainda que cerca de 10% (9,94%) rejeita todos os candidatos.

A leitura do desconhecimento da eleição cuiabana pelo eleitor é confirmada pelo consultor do instituto, cientista político e economista, Jeverson Missias. "Os itens não rejeita nenhum e não sabe e não respondeu caracterizam que as pessoas estão indecisas. Cristaliza a indecisão do eleitorado", diz. "Os eleitores estão indecisos até para rejeitar", afirma. 

Depois dos mais rejeitados aparecem no levantamento Mauro Mendes (PSB), com rejeição de 5,40% e Lúdio Cabral (PT), com 3,56%. Do total de eleitores, 4,42% não votariam de jeito nenhum em Adolfo Grassi (PPL).

Missias confirma que o eleitorado ainda não entrou no clima eleitoral. "Há um desinteresse pelo quadro sucessório no atual momento. Mauro Mendes, por exemplo, está em campanha eleitoral desde 2008. O Guilherme Maluf já foi vereador e é deputado estadual", avalia.

Pesquisa

A pesquisa do instituto Access Brasil foi realizada de 6 a 10 de agosto e registrada sob o número TSE-MT 00102/2012, como determina a Justiça Eleitoral, e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos.

Foram feitas 800 entrevistas a eleitores coordenadas pelo cientista político e economista Jeverson Missias de Oliveira. A pesquisa é do tipo survey, distribuída entre 93 bairros representativos do eleitorado distribuídos em seis regiões da cidade, segundo base de dados do IBGE e cadastro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O levantamento foi feito de forma quantitativa, com realização de entrevistas pessoais, com aplicação de questionário estruturado e padronizado junto à amostra da população.
Imprimir