Imprimir

Notícias / eleições 2012

PMDB ganha musculatura e força eleitoral para campanha de 2014

Da Redação - Jonas da Silva

O PMDB do governador Silval Barbosa (PMDB) sai das urnas com musculatura política para enfrentar a sucessão de 2014 em função da densidade eleitoral dos municípios que seus futuros gestores vão administrar.

O partido conquistou as prefeituras da metade dos maiores municípios de Mato Grosso (Várzea Grande, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta). Só neste caso, o partido passa a administrar população de quase 600 mil habitantes. O partido vai administrar 39 prefeituras, boa parte nos maiores municípios do Estado. Somados os 20 maiores municípios, o partido tem sete prefeituras.

Juarez Costa é reeleito com 61% dos votos e faz maioria no Legislativo

Uma das novas revelações do partido foi a eleição do empresário Francis Maris, em Cáceres, quinto maior colégio eleitoral do município. Nos bastidores políticos era dada como certa a eleição do médico Leonardo Albuquerque (PSD) em cima da suposta força política na região do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.

A força peemedebista no município se viu ainda na eleição do sobrinho do ex-governador Márcio Lacerda (PMDB), Marcinho Lacerda, o segundo mais votado, com 3,84% dos votos (1.714). A cidade é berço político do clã familiar e de um dos principais assessores do governador Silval Barbosa, o secretário da Casa Civil, José Lacerda, irmão do ex-governador.

O partido também ganhou em outros municípios importantes, como Juína, com Hermes Bergamin, onde derrotou o aliado do governo estadual, o prefeito Altir Peruzzo (PT). Além do ex-deputado Nilson Santos. Um dos beneficiados diretos com a eleição do radialista é Alexandre César (PT), que se efetiva na vaga.

Veja a lista do partido

Várzea Grande – Walace Guimarães (35,14%)
Sinop – Juarez Costa (61,12%)
Cáceres – Francis Maris Cruz (49,18%)
Tangará da Serra – Fábio Junqueira (42,96%)
Alta Floresta – Asiel Bezerra (60,98%)
Juína – Hermes Bergamin (53,76%)
Colíder – Nilson Santos (66,81%)
Araputanga – Sidney Salomé (60,76%)
Apiacás – Adalto Zago (41,09%)
Alto Paraguai – Adair Moreira (59,95%), registro deferido com recurso
Alto Boa Vista – Leuzipe Gonçalves (60,58%)
Aripuanã – Ednilson Faitta (39,93%)
Barão de Melgaço – Ribeiro Torres (56,60%)
Campo Novo do Parecis – Walter Berft, reeleito (60,13%)
União do Sul - Ildo Medeiros



Atualizada
Imprimir