Imprimir

Notícias / Cidades

Ação solidária da SAD consegue milhares de donativos para crianças em situação de risco em MT

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Pelo menos 300 crianças de diferentes classes sociais e regiões de Mato Grosso foram beneficiadas pela Ação Solidária dos servidores da Secretaria de Estado de Administração (SAD), que arrecadaram milhares de donativos para serem distribuídos em entidades filantrópicas de Cuiabá.

Leia mais: Prefeitura aguarda Caixa liberar R$ 50 milhões para construir 35 mil m² de asfalto

A projeção era de atender aproximadamente 100 crianças, mas as doações ficaram muito acima das expectativas. “Cada servidor possui em seu círculo de amizade ao menos um empresário ou um prestador de serviço; ou alguém sensível às causas sociais. Então, os pedidos foram direcionados para essas pessoas”, argumenta a servidora Maria Antônio Castro Borges, uma das coordenadoras do movimento.

A equipe arrecadou brinquedos convencionais, livros infantis, kit de higiene pessoal, fraldas, brinquedos pedagógicos, sucos, água de coco, leite achocolatado e outros produtos de uso contínuo.

Uma das entregas mais emocionantes aconteceu no setor de Pediatria do Hospital do Câncer de Mato Grosso, no CPA-I (Morada da Serra), região Norte da Cuiabá, onde 20 crianças são atendidas diariamente e outras 30 permanecem internadas, em tratamento ininterrupto – quase todas submetidas a quimioterapia e radioterapia. “Existem muitas crianças que vêm de outros municípios e até de outros estados, em busca do tratamento”, explica a coordenador de Desenvolvimento Institucional do Hospital, Sílvia Negri.

A convite da direção do hospital, o secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, participou da entrega na ala pediátrica. “Seria interessante de os servidores de outras secretarias tivessem a mesma iniciativa”, sugeriu Faiad. A Ação Solidária ocorreu na quarta-feira (16/10) e não no último sábado, justamente por causa do excesso de eventos em homengem às crianças e, também, por conta da finalidade específica da organização dos servidores da SAD.

Maria Antônia Castro Borges destaca que outra entrega emocionante aconteceu no Instituto Caminho Redentor, no bairro Nova Esperança, nas imediações do Pedra 90 – região Sul de Cuiabá. O instituto atende crianças com paralisia cerebral que sofreram maus tratos dos familiares ou responsáveis.