Imprimir

Notícias / Mundo

Ataques a funeral e a posto policial matam ao menos 11 pessoas no Iraque

Folha Online

Pelo menos 11 pessoas morreram nesta quarta-feira e outras 47 ficaram feridas em dois atentados no Iraque, um na capital e outro na cidade de Ramadi, 115 km a oeste de Bagdá.
Em Cidade Sadr, uma região xiita pobre no leste de Bagdá, pelo menos cinco pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas na explosão de uma bomba em um funeral, informaram fontes policiais iraquianas.

Segundo as fontes, que acreditam que o número de mortos possa aumentar, a bomba explodiu às 19h45 (12h45 de Brasília). Testemunhas disseram que dezenas de ambulâncias foram ao local para transferir os mortos e feridos a hospitais.

O atentado coincide com um ataque registrado em Ramadi, capital da província de Anbar, onde um homem-bomba lançou um micro-ônibus contra um posto de soldados iraquianos e policiais, matando um policial e cinco civis, segundo a polícia local. O ataque feriu outras 19 pessoas, incluindo cinco policiais

A Província de Anbar era ser um dos bastiões da insurgência sunita, mas tem sido relativamente calma nos últimos meses, em parte porque líderes tribais sunitas uniram-se às forças lideradas pelos EUA para lutar contra extremistas.

Nas últimas semanas, houve um aumento dos ataques no Iraque, principalmente no norte do país, exposto frequentemente à violência entre os diferentes grupos étnicos.

Esses atentados acontecem dias depois que os soldados americanos no Iraque deixaram os centros urbanos, no final de junho, deixando a segurança nestes locais a cargo do Exército e da polícia do país, em mais um passo do plano de retirada do país, que deve ser concluída em 2011, de acordo com o cronograma acertado entre os governos dos EUA e do Iraque.
Imprimir