Imprimir

Notícias / Cidades

Alunas do curso de costura industrial apresentam trabalho em desfile de moda

Da Assessoria/Setecs-MT

Sessenta mulheres, participantes de um curso de costureira industrial polivalente, mostraram, em um desfile de moda realizado nesta terça-feira (14.07), o resultado de quase três meses de aprendizado. Orgulhosas do próprio feito, elas exibiram, aos familiares e convidados, as blusas, saias e vestidos produzidos ao final do curso, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do programa Qualifica Mato Grosso.

A técnica responsável pelo setor de vestiário do Senai, Maria Morais, explica que o evento foi pensado como um incentivo à dedicação das alunas. ”Idealizamos um desfile como um desafio para que elas se esforçassem ao máximo”, afirmou Maria, completando que as peças são a prova concreta do trabalho do grupo.

Finalizando a produção das alunas, a professora Paula Milani, 21 anos, resumiu o conteúdo do curso. “Elas começaram costurando quadradinhos, para aprender a ter destreza e domínio sobre as máquinas, depois, cada uma montou e costurou um shortinho e, por último, as peças da coleção”, lembrou.

Estimulando a criatividade do grupo, a professora discutiu com as alunas os modelos desejados, modelou e cortou as peças, que elas se encarregaram de costurar. “Não sabia nada de costura. Pela necessidade resolvi tentar, descobri que tenho jeito e decidi me aperfeiçoar”, revela Valkíria Coutinho, 37 anos, que pretende se inscrever no curso de corte e modelagem.

Desempregada, Maria Magda da Silva, 30 anos, havia trabalhado fazendo pequenos consertos em roupas. “Costurar de verdade aprendi aqui. Esse vestido foi trabalho meu. É importante não ficar presa a uma coisa só e querer aprender mais”.

Emanuele Costa, 20 anos, desfilou um vestido de festa com pespontos e bolsos, aprendidos no treinamento, costurados na ampla saia. “É um modelo conceitual. O aplique do ponto-de-interrogação, por exemplo, representa uma pergunta do que faríamos aqui”, explica Emanuele.

A última turma do curso de costureira industrial tem 25 estudantes. Além das aulas práticas, noções de relações interpessoais e cidadania, ética no trabalho e gestão também fazem parte do currículo. As aulas começaram na primeira semana de julho e vão até setembro, os encontros acontecem todas as manhãs de segunda a sexta-feira, na oficina de vestuário do Senai, no Porto, em Cuiabá.
Imprimir