Imprimir

Notícias / Política MT

Permínio ganha 'concorrente' à vaga de secretário de Educação; Zaqueu é opção no Comando Geral da PM

Da Redação - Raoni Ricci

O governador eleito Pedro Taques (PDT) deve anunciar nesta semana mais três nomes do seu futuro secretariado. Depois de confirmar os titulares das pastas de Planejamento, Administração, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, a expectativa é para que sejam conhecidos os futuros secretários de Educação, Saúde e Segurança. Permínio Pinto, até então o mais cotado para assumir a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ganhou uma concorrente de peso na disputa, Solimara Moura, que comandou a área por 17 anos em Lucas do Rio Verde.

Leia mais
Taques anuncia executivo da Aprosoja e ex-secretário do Mapa no secretariado
 
A Seduc vem sendo comandada há mais de uma década pelo PT. O novo governo fatalmente encerra esse ciclo e sinaliza para uma mudança no sistema, abrindo espaço para que técnicos assumam o lugar dos políticos na pasta que em 2014 teve orçamento de mais de R$ 1,5 bilhão. Permínio é técnico, com passagem destacada na Secretaria de Educação de Cuiabá, porém sua ligação umbilical com o PSDB pode atrapalhar sua indicação.
 
Interlocutores garantem que o desejo pessoal do governador é nomear Permínio, que é o coordenador da área na transição, mas existe muita pressão de aliados para que ele faça o contrário. Em resumo, querem enquadrar o tucano na cota do PSDB, o que vai totalmente de encontro aos critérios que vem sendo utilizados por Taques na escolha do seu staff. Diante dessa celeuma, ganhou campo o nome da ex-secretária de Educação e atual secretária de Planejamento, Gestão e Orçamento de Lucas do Rio Verde, Solimara Ligia Moura.
 
Da estrita confiança do coordenador geral transição, Otaviano Pivetta (PDT), Solimara comandou a Educação de Lucas por 17 anos. Durante toda sua gestão, com uma equipe técnica capacitada, fez do município um modelo para o estado. Recebeu diversos prêmios pela gestão. 
 
Na Saúde, Paulo Brustolin continua sendo o mais cotado. O executivo da Unimed Cuiabá, no entanto, por ser versátil, pode ser aproveitado em outra pasta. Taques avalia essa possiblidade e vem conversando com vários notáveis da área para encontrar um nome para o setor, maior gargalo do Estado.
 
O comando da Segurança ainda é uma incógnita. Taques já descartou o promotor Mauro Zaque, que concorre a procurador geral do Estado, e vários nomes vêm sendo ventilados nos bastidores. Dentre eles, o delegado da Polícia Civil, Luciano Inácio, e Nerci Adriano Denardi, atual comandante geral da Polícia Militar. Seu nome ganhou força em função da certeza, nos bastidores do meio militar, da indicação do Coronel Zaqueu Barbosa para o Comando Geral da PM. Sub chefe do Estado Maior, Zaqueu é hoje o responsável por toda parte operacional da PM.
Imprimir