Imprimir

Notícias / Cidades

120 sindicalistas mato-grossenses participam do Congresso Nacional da Força Sindical

Assessoria

Mato Grosso será representado por 120 sindicalistas na sexta edição do Congresso Nacional da Força Sindical, que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de julho, na Praia Grande, em São Paulo. Os participantes, que representam 61 entidades sindicais mato-grossenses, partirão para o evento na próxima segunda-feira (27), às 17h30, em três ônibus, que sairão da Igreja São Benedito.

Os sindicalistas irão debater temas como o trabalho decente, emprego, distribuição de renda, desenvolvimento sustentável, entre outros que envolvem melhores condições aos trabalhadores do Estado. “Nossa região será representada por sindicalistas que querem enaltecer Mato Grosso”, comenta o presidente da Força Sindical do Estado, Manoel de Souza.

Segundo ele, Mato Grosso está avançando, cada vez mais, nas discussões trabalhistas. “Com a participação no Congresso, queremos mostrar que somos capazes de não só representar, mas também de agir, efetivamente, em prol da classe trabalhadora”. O presidente ressalta também que será uma oportunidade para divulgar e valorizar a escolha de Cuiabá como subsede da Copa do Mundo de 2014. “Os participantes estarão com camisetas com os dizeres: ‘Mato Grosso com toda Força na Copa’”.

O 6º Congresso da Força Sindical reunirá cerca de quatro mil pessoas entre governadores, ministros, autoridades, sindicalistas e sociedade. Na oportunidade, serão eleitas a nova direção nacional da Força Sindical, a executiva nacional, o conselho fiscal e seus respectivos suplentes. Políticas de retomada do desenvolvimento, de geração de emprego e renda e formação profissional com consequente redução do desemprego também serão objetos de discussão. As bandeiras de luta que nortearão a central também serão assunto do evento. Os sindicalistas deverão propor as ações unitárias.

Neste ano, o tema do Congresso é ‘Toda Força Pelo Trabalho Decente’. “A Força Sindical quer transformar a promoção da agenda do Trabalho Decente em uma grande campanha nacional”, pontua Souza. Entre os temas que serão abordados estão ‘O impacto da crise financeira internacional no Brasil – uma alternativa democrática para enfrentar a crise’; ‘A nova configuração política da América Latina’; ‘A defesa de um modelo de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico’; ‘A conjuntura e as investidas contra a organização sindical’ e ‘Ampliação dos espaços institucionais e parlamentares’.
Imprimir