Imprimir

Notícias / Cidades

Desmatamento resulta no embargo a 38 propriedades rurais em MT

Da Redação - Patrícia Neves

Operação conjunta entre Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resultou no embargo   a 6.035,42 hectares em 38 propriedades rurais nos municípios de Sinop, Itaúba, Colíder, Gaúcha do Norte, Nova Canaã do Norte e Cláudia por desmatamentos ilegais.

Leia Mais:
Associação de reflorestadores afirma equívoco durante ação da PC que gerou apreensões

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), 51 pontos foram inspecionados em razão de alerta de desmatamentos provenientes de programas de controle e monitoramento da Amazônia (SAD-Imazon/Inpe). 

Entre as propriedades identificadas com desmatamento ilegal estão desde assentamentos de reforma agrária a grandes propriedades rurais, os proprietários são identificados por meio do cadastramento rural. 

Segundo o superintendente de Fiscalização da Sema, major da PM Fagner Augusto do Nascimento, as propriedades autuadas, além do embargo de suas atividades, responderão processos administrativos junto à Sema que dentre as medidas prevê aplicação de multas. Até o momento, foram aplicadas R$ 7,2 milhões em multas.

“A intensificação de ações de fiscalização de pontos de desmatamento e exploração florestal não autorizados tem sido prioridade no sentido de coibir a atividade ilícita, valorizando o empreendedor que trabalha na legalidade, e principalmente contribuindo para a conservação ambiental”. 
Imprimir