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Notícias / Cidades

Seplan coordena desenvolvimento de pesquisas descritivas

Assessoria/Seplan

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) coordena o desenvolvimento de pesquisas descritivas realizadas pelo Poder Executivo Estadual. Atualmente, seis pesquisas estão em andamento em diversas áreas. 

O trabalho de assessoramento, coordenação e execução de pesquisas é realizado pela Coordenadoria de Pesquisa, Estudos e Indicadores, ligada à Superintendência de Produção e Gestão da Informação e inclui a elaboração do projeto, definição do público-alvo, aplicação dos questionários, consolidação dos dados, análise das informações geradas e produção de relatório de resultados. 

Entre as consultas em andamento estão a de levantamento do perfil e satisfação dos passageiros e demanda do Aeroporto Marechal Rondon, levantamento do perfil e satisfação dos participantes do XXXV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo 2015, levantamento das Necessidades de Capacitação da Seplan e de avaliação do clima organizacional da Seplan e pesquisa de satisfação dos serviços da Casa Civil. 

Além disso, a Coordenadoria de Pesquisa, Estudos e Indicadores firmou parceria junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) para levantamento do Diagnóstico do Turismo e para avaliação de satisfação e demanda dos eventos turísticos no Estado. 

O sistema empregado para a execução das pesquisas é o GPES (Sistema de Gestão de Pesquisa), que utiliza um software gratuito chamado LimeSurvey para aplicação de questionários on-line. 

Reconhecido internacionalmente, o software já foi adotado em diversos órgãos federais e estaduais brasileiros e vem sendo utilizado, por exemplo, no combate a crimes virtuais na Coreia do Sul e pela Verified Voting Foundation, nos Estados Unidos, como parte do sistema de reportação de incidentes eleitorais da organização. 

Este ano o sistema foi empregado para levantamento do Diagnóstico das Informações Gerenciais no Governo do Estado de Mato Grosso e também é utilizado para realização de avaliação on-line do Portal da Transparência do Estado e de todos os eventos realizados pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Seplan. 

Gestor do GPES no Estado, Geonir Paulo Schnorr explica que, além de coordenar o desenvolvimento das pesquisas nas secretarias, a Seplan também promove a qualificação dos atores envolvidos no processo. 

“Nós repassamos o conhecimento aos responsáveis de cada órgão envolvido e, a partir daí, eles vão, ao longo do tempo, se tornando aptos para executar e acompanhar suas próprias pesquisas”, disse. 

Adriano Serafini Garcez, gestor da tecnologia do sistema, destaca a importância das pesquisas para avaliação, acompanhamento e melhoria das práticas de gestão. 

“O sistema transforma dados em informações que auxiliam no processo decisório, especialmente para o planejamento e controle do Estado”, afirmou. 

Balanço

Vinte e seis pesquisas já foram realizadas com a coordenação da Seplan, como a Pesquisa Municipal (2012), o Diagnóstico do Sistema Orçamentário Estadual (2013), a Pesquisa de Planejamento Estratégico (2013) e o Diagnóstico do Planejamento de Longo Prazo das Unidades da Federação Brasileira (2014), essa última com abrangência nacional em todas as Secretarias de Planejamento do Estado. 
 
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