Imprimir

Notícias / Cidades

Taques acompanha teste no viaduto da Sefaz; liberação no fim do mês Fotos

Da Redação - Wesley Santiago

O governador Pedro Taques (PDT) acompanhou os testes de carga realizados no fim da noite da última terça-feira (21), no viaduto da Sefaz (Jamil Boutros Nadaf), localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Esta é uma das ultimas fases antes da liberação do elevado, que está prevista para o fim do mês. O custo total da obra é de R$ 18 milhões.

Leia mais:
Viaduto da Sefaz passa por testes para ser novamente liberado
 
“Quase meia noite de terça-feira, avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá. Acompanhando in loco o ensaio de peso e carga do Viaduto da Sefaz. Vamos entregar a obra com segurança, como deve ser feito”, postou o governador em sua página do Facebook. “Estou muito motivado para promover as transformações que o nosso Estado merece. Com a ajuda e apoio de vocês, a energia e a vontade de trabalhar aumentam”, acrescentou Taques, em resposta a um internauta.
 
Segundo o Governo do Estado, o serviço tem o objetivo de verificar a capacidade de carga das fundações e estruturas da construção. No teste, um veículo de 45 toneladas faz dezenas de manobras pelo viaduto. De um lado para o outro, durante horas. Sensores no caminhão e na estrutura da obra identificam se há alguma anormalidade.

O diretor da LSE, Pedro Almeida, explicou que os testes realizados no viaduto da Sefaz foram feitos com equipamentos nanotecnológicos. Ao todo 12 acelerômetros foram instalados no elevado. Tais equipamentos foram responsáveis por emitir os sinais elétricos durante a realização dos ensaios. “A relação entre o número de ciclos (sinais) no prazo de um segundo nos mostra a rigidez dos materiais e dos sistemas relacionados à obra testada”. 
 
Agora, Taques irá aguardar o relatório final dos ensaios que será entregue até o dia 29 de julho para a Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Se tudo estiver nos conformes, o local deve ser liberado até o final do mês. Confira o vídeo abaixo:
 
 

Estamos na avenida do CPA, em Cuiabá, acompanhando os testes de carga no viaduto Jamil Boutros Nadaf (Viaduto da Sefaz). O que é: um serviço que tem o objetivo de verificar a capacidade de carga das fundações e estruturas da construção. Lá no nosso Facebook tem mais detalhes.

Um vídeo publicado por Governo de Mato Grosso (@govmatogrosso) em


Atualizada às 12h06
Imprimir