Imprimir

Notícias / Cidades

Apreensão de drogas no primeiro semestre supera em 12% todo o ano de 2014 em Mato Grosso

Da Redação - Patrícia Neves

As ações realizadas pela segurança pública no Estado resultou na  apreensão de mais de quatro toneladas de drogas no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados oficiais, a quantia é 12% maior que o total apreendido durante todo o ano de 2014 em Mato Grosso, quando a Secretaria de Segurança totalizou 3,6 toneladas apreendidas. 

Leia Mais:
Dupla é presa após invadir casa, roubar carro e trocar tiros com a PM em área nobre da capital

Segundo a  Coordenadoria Geral de Estatística e Análise Criminal da Sesp, no primeiro semestre de 2015 foram apreendidos 4.095,40 quilos de drogas em todo estado, que representa um aumento de 88% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a Segurança retirou de circulação 2.173,40 quilos. 

O aumento mais expressivo foi na quantidade de maconha apreendida, 1.993,23 quilos nos seis primeiros meses do ano, um aumento de 261% em relação à quantidade apreendida no mesmo período em 2014, quando somou 550,93 quilos. 

Já a apreensão de cocaína fechou em 1.209,59 quilos no primeiro semestre deste ano, enquanto que no mesmo período do ano passado foram apreendidos 594,86 quilos, representando um aumento de 103% na apreensão da droga no primeiro semestre de 2015. 

Para o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, a ação é reflexo de um investimento maciço em inteligência para o monitoramento de quadrilhas e bocas de fumo. “O intercâmbio entre as agências de Inteligência das polícias Civil e Militar permitiu um levantamento mais preciso de como o tráfico doméstico e internacional de drogas está acontecendo em Mato Grosso. Além disso, tivemos um enfrentamento maior nos municípios e nas regiões prioritárias, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop”, destacou. 

Além do intenso trabalho de saturação das bocas de fumo, combatendo o tráfico doméstico, o secretário ressaltou que a Segurança Pública vem realizando um trabalho preciso e integrado na região de fronteira, que hoje é a principal rota de entrada de droga no estado. “O Gefron, em parceria com as polícias Civil, Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, tem intensificado a repressão ao tráfico internacional de drogas em toda a faixa de fronteira, atuando em sinergia com os comandos e delegacias regionais de Várzea Grande, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína e Tangará da Serra”. 
Imprimir