Imprimir

Notícias / Educação

Campeão da Olimpíada de Matemática é recebido pelo governador que garante apoio

Especial - André Garcia Santana

Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2014, João Vitor Balbino Girardi, 14 anos, esteve no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira (14) a convite do governador Pedro Taques. Morador de Arenápolis (236 km de Cuiabá), o adolescente foi consagrado como um dos 500 vencedores da competição, que contava com a participação de mais de 18 milhões de alunos, de aproximadamente 47 mil escolas espalhadas por todo o país. 

Leia mais:
UFMT é 33ª melhor do país em 'ranking de instituições' e Unemat melhora 74 posições

Este ano ele foi selecionado novamente para a segunda fase, junto com outros 11 estudantes de sua escola, e está na expectativa pelo resultado. “Quando recebi o recado de que tinha ganhado o ouro o ano passado foi só felicidade. Espero este ano conseguir mais uma medalha”.

Pedro Taques reconheceu o talento de João Vitor e abriu as portas para auxilia-lo no que fosse necessário para que possa continuar representando o Estado. “Nós temos a honra de ter um aluno da rede púbica municipal entre os campeões das Olimpíadas de Matemática. Parabenizo os pais e professores que incentivam os seus alunos a participarem das competições. João Vitor, você orgulha Mato Grosso”, disse.

O estudante conta que se tornar um campeão, não tem segredo. “É muito estudo, dedicação e vontade de ganhar”, ensina o estudante que sonha com um futuro na engenharia mecatrônica, eletrônica ou de computação. 

A medalha de já possibilitou ao garoto benefícios como a bolsa de inglês oferecida pela escola CCAA. João sempre quis se aperfeiçoar no idioma, mas a família não tinha condições de pagar um curso em escola particular.

Outra novidade foi a ida até o Rio de Janeiro, para o recebimento da medalha, junto com outros estudantes que também conquistaram o ouro. A premiação lhe proporcionou a primeira viagem de avião, um sonho de infância. Acompanhado do pai, o estudante ficou três dias em terras cariocas e conheceu o mar. 

De acordo com sua mãe, Roseli Aparecida Balbino Girardi, o filho foi primeiro da família a se destacar na disciplina mesmo sem ter recebido grandes cobranças. “Sempre foi bom aluno, muito elogiado pelos professores. Ele é um orgulho para nós, é muito dedicado no que faz. Espero que consiga se tornar engenheiro e conquiste tudo o que almeja por meio do estudo”.

João Vitor e sua mãe agradeceram o convite e a recepção do governador
Imprimir