Imprimir

Notícias / Política BR

Sarney volta a cancelar participação em solenidade no Senado

Agência Brasil

Pelo segundo dia consecutivo o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), cancelou sua participação em eventos na Casa. Pediu que o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), o representasse, desta vez, em sessão solene de comemoração aos dez anos de criação do Ministério da Defesa. Nem a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi suficiente para fazer com que Sarney aparecesse em plenário.

A pressão para que ele renuncie ao cargo aumentou neste início de trabalho depois do recesso parlamentar. Os líderes do DEM e do PSDB se reúnem com as bancadas para definir como será a atuação da oposição no pedido de renúncia de Sarney e também no Conselho de Ética, que se encontra amanhã para avaliar as onze representações contra o presidente da Casa. PT e PMDB também tem reunião marcada para hoje.

Além das representações contra Sarney, o Conselho deve começar a analisar amanhã (5) uma representação contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). O presidente do Conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ), já deixou claro que vai apresentar o parecer dos processos “um a um”. Aqueles que discordarem terão dois dias para recorrer da decisão no plenário do próprio Conselho.
Imprimir