Imprimir

Notícias / Política MT

Pedro Taques anuncia concurso com quase 2,5 mil vagas na segurança pública; PM vai passar de 10 mil homens

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

A Polícia Militar de Mato Grosso finalmente vai ter um efetivo superior a 10 mil homens, o que estava previsto para 1999 ou 2000, enquanto a Perícia Técnica e Identificação Técnica (Politec) receberá 47 novos papiloscopistas e o 900 vagas para investigador da Polícia Judiciária Civil e mais 300 escrivães, além da convocação imediata de 107 homens do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros Militar.

Leia também:
Em Brasília, Taques vai defender moratória da dívida dos estados e municípios com a União
 
Embora o governo de Mato Grosso esteja no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governador José Pedro Taques (PSDB) assegura que a ação é planejada e não oferece risco. “O concurso de títulos e provas será realizado neste não e a convocação ocorrerá a partir de fevereiro [de 2017], para que ingressem na academia”, explicou o chefe do Poder Executivo.
 
Taques e o secretário Fábio Galindo, de Estado de Segurança Pública, assinaram nesta segunda-feira (1) os documentos no qual o governo prepara o lançamento do concurso para preenchimento de quase 2,5 mil vagas. Também assinaram os comandantes da PM, coronel Gley Alves Castro; dos Bombeiros, coronel Júlio Cesar Rodrigues; da Polícia Civil, delegado Adriano Peralta; e em exercício da Politec, Regionaldo Rossi.  
 
“Não se faz Segurança Pública sem planejamento, estratégia, liderança e equipe. Precisamos de homens e mulheres trabalhando fortemente. Queremos terminar 2018 cada dia mais com o cidadão orgulhoso dos profissionais da segurança pública. A autorização do novo concurso só foi possível graças ao planejamento”, justificou Pedro taques, para a reportagem do Olhar Dierto, dirigindo um agradecimento público ao secretário de Estado de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon.
 
Fábio Galindo explicou que as 2.442 vagas autorizadas vão abranger Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Politec. São 1.200 vagas para soldado da Polícia Militar, 900 vagas para investigador, 300 vagas para escrivão da Polícia Judiciária Civil, 42 vagas para Técnico de Necrópsia, além da convocação dos 107 soldados do Corpo de Bombeiros.  
 
Pedro Taques entende que incrementar o quadro de pessoal das forças de Segurança Pública é demonstrar respeito ao cidadão. Do total convocados em 2015 para a Polícia Militar, 612 estão nas ruas de todo o Estado e 1.340 em curso na Escola Superior de Formação de Soldados e Praças da Polícia Militar.
 
O Corpo de Bombeiros recebeu 449 soldados e outros 302 estão em formação. Com o anúncio da convocação dos 107 soldados que estão no cadastro de reserva, a instituição terá a maior inclusão dos últimos 15 anos. Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Júlio Cezar Rodrigues, com o incremento nenhuma unidade da instituição ficará com menos de 40 bombeiros nos quarteis.
 
Já a Polícia Judiciária Civil recebeu 484 escrivães e investigadores, que concluíram o Curso de Formação na Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol) em novembro e foram nomeados no dia 22 de janeiro. Esses novos profissionais se juntam aos 600 escrivães e investigadores que já estão atuando nas delegacias de todo o Estado.
 
O incremento de mais profissionais faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública. Em janeiro de 2015, a Segurança Pública contava com apenas 40% do quadro funcional ideal da Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil com 42%, o Corpo de Bombeiros com 24% e a Politec com 50%.
 
Fábio Galindo Silvestre destacou que a atuação conjunta entre as Secretarias de Segurança Pública, Planejamento, Fazenda, Gestão e o apoio do governador foi fundamental para que a Sesp conseguisse avançar na realização do novo certame. “A realização do novo concurso para a Segurança é um compromisso que assumimos com a recomposição do nosso efetivo e maior sensação de segurança para a população”, completou Galindo.
Imprimir