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Alterações no tráfego na Avenida Lava Pés prometem aumentar fluidez, mas causam polêmica entre usuários da via

Da Redação - André Garcia Santana

Apontada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) como solução para reduzir os acidentes e melhorar o fluxo no bairro Duque de Caxias – Região Oeste, as mudanças em andamento no trânsito da Avenida Doutor Zelito Monteiro (antiga Lava-Pés), com o fechamento dos principais “retornos” entre a Praça Oito de Abril (Choppão) e o trevo do Santa Rosa, na Avenida Miguel Sutil (Perimetral), está dividindo opiniões.

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Entre posicionamentos favoráveis e contrários, a crítica geral à medida diz respeito principalmente à demora para a entrega do serviço, iniciado em julho do ano passado. As obras na via, utilizada majoritariamente por quem passa diariamente pelo Duque de Caxias e Popular, moradores da região Oeste e por freqüentadores do Goiabeiras Shopping, fazem parte de um conjunto de ações idealizado para minimizar o impacto do centro de compras nestas proximidades.

Um dos motoristas, que transita pelo local diariamente, observa que além das novas dificuldades com o retorno, a obra é ‘retalhada’, e os serviços são realizados em etapas muito lentas. “Milhares de veículos transitam por aqui diariamente. Quem vem do Ribeirão do Lipa, por exemplo, se tiver retornar em casa, será obrigado a percorrer uns dois quilômetros até o primeiro contorno.”

Antes do início das adequações os comerciantes da localidade foram consultados e aprovaram. Um deles é o gerente de uma empresa de balanceamento de pneus, Natal Rosseti, que alega que a reunião marcada pela Semob foi marcada em cima da hora, e que por esse motivo, muitos proprietários não puderam participar.

Para ele, se as adequações melhorarem o tráfego, serão bem vindas. “Se é para melhorar, concordamos. Por enquanto, acredito que ainda não haja efeitos negativos no comércio, mas o prolongamento das intervenções tem causado muitos problemas no trânsito.”

As obras de readequação para o tráfego na Avenida Lava Pés tem prazo de entrega previsto para o final do mês de fevereiro. As alterações, que envolvem a criação de dois cruzamentos com instalação de um semáforo para cada, fazem parte de um planejamento realizado em parceria entre Prefeitura e Shopping para aumentar a fluidez na região. Além disso, uma proposta para a proibição de estacionamento na via durante horários de pico é estuda.
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