Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Fiat Mobi: Saiba tudo sobre o compacto

Auto Esporte

O Fiat Mobi será lançado oficialmente nesta noite, mas Autoesporte adianta as principais informações do carro com base no site oficial do modelo, que já está no ar. A página indica que a versão inicial Easy custará R$ 31.900, acima dos R$ 30 mil esperados até então. O modelo será equipado exclusivamente com motor 1.0 flex da família Fire e câmbio manual de cinco velocidades. Ainda não há, porém, detalhes sobre potência e medidas exatas do carro. Esta página será atualizada durante o dia e a noite com as novidades que forem surgindo e com as oficializações que serão feitas pela empresa.

Caso os R$ 31.900 iniciais se confirmem, a versão básica do Mobi será mais cara do que o cobrado atualmente pelo Palio Fire e, inclusive, do último preço cobrado pelo Uno Vivace. No entanto, será R$ 7 mil mais barato do que o Uno de entrada, valor considerável para esta faixa de preço. Autoesporte também apurou junto a outras fontes ligadas à Fiat que a segunda configuração, batizada de Easy On, custará R$ 36.500.

Versões e itens

Conforme Autoesporte antecipou, o Mobi será vendido em seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. A versão inicial será voltada mais para frotistas do que para o público em geral e abrirá mão de itens básicos, como limpador e desembaçador do vidro traseiro. A versão básica (Easy) será equipada com bancos traseiros bipartidos, calotas de 13 polegadas, computador de bordo e tela LCD com indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos. Até vidros e travas elétricos serão opcionais, os únicos desta configuração. Quem partir para a versão Easy On ganhará ar-condicionado, direção hidráulica, sendo que vidros e travas elétricos continuam opcionais.
A variante Like adiciona vidros e travas elétricas, limpador e desembaçador dos vidros traseiros. Como opcional, será possível adicionar o rádio Connect (tela de 4 polegadas com leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e Bluetooth) e volante multifuncional com comandos do rádio e regulagem de altura. A configuração Like On inclui sensor de estacionamento, retrovisor elétrico, rodas de liga-leve de 14 polegadas, retrovisores com repetidores de setas, vidros traseiros elétricos, regulagem de altura do banco do motorista e regulagem de altura do volante.

Por fim, a versão Way ganhará detalhes estéticos que remetem à pegada aventureira, como caixas de roda em preto fosco e rack de teto. Os itens de série serão os mesmos da variante Like, enquanto os equipamentos da Way On serão emprestados da Like On.

Motor e câmbio

O Mobi será equipado exclusivamente com motor 1.0 flex da família Fire e câmbio manual de cinco velocidades. O motor 1.4 flex e a opção de câmbio automatizado Dualogic ficarão, ao menos por enquanto, restritos ao Uno. Além disso, o motor 1.0 tricilíndrico que era esperado para o Mobi não ficou pronto a tempo do lançamento. Assim, chegará primeiro no facelift do Uno, ainda este ano. Possivelmente no ano que vem, quando o Mobi passar por sua primeira atualização, o compacto também ganhará o motor, que promete ser mais econômico.

Cores

Nossa equipe apurou em primeira mão a paleta de cores do modelo, que também apostará em cores ousadas. É o caso do Roxo Mirtilo (abaixo) e Verde Amalfi, que são perolizadas, assim como o Branco Alaska. Cinza Scandium, Prata Bari, Azul Netuno e Vermelho Oppulence serão as opções metálicas. Entre as sólidas há Preto Vulcano, Branco Banchisa e Vermelho Alpine. Ainda não há, porém, informações sobre qual será o valor extra cobrado por cada tom metálico e perolizado.

Fiat Live On

Uma das principais inovações do Mobi será o sistema multimídia alternativo ao rádio Connect. Batizada de Live On, a tecnologia transforma o celular de um dos passageiros em tela central, conforme mostra a imagem acima. Além disso, as funções passam a ser comandadas também pelo volante multifuncional, quando o carro for equipado com este item.

A Fiat desenvolveu um aplicativo específico para esta função, que só estará disponível em junho, conforme também já havíamos antecipado. Pelo app será possível ouvir músicas, traçar rotas pelo GPS e até escutar estações de rádio. Há a função Eco Drive, que analisa a forma como o motorista está dirigindo para orientar como reduzir o consumo de combustível, e a Car Parking, que indica para o motorista onde o carro foi estacionado.

Cargo Box

Assim como seu principal rival, o Volkswagen up!, o Mobi terá um sistema que divide o porta-malas em três diferentes compartimentos, conforme você pode ver na imagem abaixo. Curiosamente, também é no porta-malas que está outro detalhe inspirado no up! europeu. É que a tampa do porta-malas do Mobi será de vidro preto. O compacto da Volkswagen é vendido assim em outros mercados, mas a tampa de vidro foi substituída na versão nacional do up!.

Além do Cargo Box, a Fiat oferecerá aos consumidores uma Eco Bag, bolsa para carregar compras, feita de material não poluente. Por fim, haverá um jogo de malas que cabem exatamente no compartimento de carga do carro.

Outros itens

O Mobi também contará, especialmente em suas versões mais equipadas, com outros itens de série mais sofisticados. Não se sabe, ainda, se eles serão de série em determinadas versões ou sempre vendidos como opcionais. É o caso do sensor de estacionamento com alerta sonoro e dos retrovisores elétricos com repetidores de setas, sistema que inclina o retrovisor direito para baixo para facilitar manobras.

Haverá, ainda, faróis com máscara negra, grade dianteira em preto brilhante e câmera de ré com imagens apresentadas no retrovisor interno. Quem preferir uma central multimídia mais moderna do que o sistema de rádio Connect e o Live On poderá comprar a tela de 6,2 polegadas da Mopar, oferecida como opcional.

Entre os itens de segurança, haverá alarme com chave canivete, sistema de frenagem de emergência, farol de neblina e sistema que mantém os faróis acesos por alguns segundos mesmo depois que as portas são trancadas.

Garantia e revisões

A Fiat oferecerá ao Mobi garantia de fábrica de três anos, mas será possível ampliá-la por mais um ou dois anos. Os valores ainda não foram divulgados.

Assim como a Toro, o hatch compacto terá revisões com preço fixo e opção de compra antecipada. Na hora de comprar o Mobi, o consumidor poderá já pagar pelo valor de 2 a 10 revisões do carro. Assim, não precisará se preocupar em gastar mais dinheiro na hora de mantê-lo, nem ficará com receio de que os preços sejam alterados até lá.

  • Briga interna

O Mobi substituirá o Uno Vivace, versão de entrada que não havia sido atualizada com a linha completa do Uno. No entanto, o novato não irá matar o Palio Fire, que, ao menos por enquanto, segue sendo produzido e vendido. Isso porque a Fiat quer testar a aceitação do Mobi no mercado para entender se ele tem fôlego para substituir o modelo mais veterano da linha atual. Para conseguir produzir um carro mais acessível, a Fiat se valeu de diversas partes já utilizadas no Uno e no Palio. A plataforma, por exemplo, é a mesma do Uno, porém encurtada.

Imprimir