Imprimir

Notícias / Esportes

Tocha passa por Cuiabá na quinta e cidade é a única com rota especial para expor atrativos turísticos

Da Redação - Wesley Santiago

Cuiabá recebe na próxima quinta-feira (23) o revezamento da tocha olímpica, dos Jogos Olímpicos 2016, que acontecem no Rio de Janeiro (RJ). Após passar por diversas cidades, o objeto chega a Mato Grosso com o objetivo de unificar as pessoas e divulgar os principais cartões postais próximos à Capital. A ‘Cidade Verde’ será a única a ter uma rota especial, com três municípios, para expor os seus atrativos, segundo o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.

Leia mais:
Passagem da Tocha Olímpica por Cuiabá e Várzea Grande será ponto facultativo
 
Ao todo, serão 140 pessoas (em Cuiabá) que se revezarão e transitarão pelas ruas da capital mato-grossense com o objeto. O judoca David Moura será um deles: “O final do revezamento em que meu pai vai me passar o fogo da tocha cabe muito bem. Realmente isso aconteceu, cresci vendo histórias do meu pai nos sul-americanos e isso acendeu o fogo da tocha dentro de mim. Infelizmente não consegui o índice olímpico, por muito pouco. Mas esta é uma forma de vivenciar isto, representar minha cidade natal em um momento tão importante”, afiançou.
 
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, também comemorou o momento que ele considera como muito importante: “Esta simbologia da passagem da Tocha é muito importante. Mostra que nós, ainda com todos os problemas que estamos passando no país, somos unidos. Esta é uma das razões para a tocha passar de mão em mão, de um estado para o outro. Precisamos mostrar o quão bonito este país é. E com toda certeza, seremos um dos mais belos cartões postais. Temos algo muito peculiar aqui, que inclusive foi fator determinante para a escolha de Cuiabá para a Copa do Mundo, que é a proximidade com pontos turísticos”.
 
“Somos a única cidade do país que terá uma rota especial com três municípios. Conseguimos isso com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para levar a tocha ao Pantanal, em Bom Jardim (Nobres) e na nossa tão famosa Chapada dos Guimarães. Será uma oportunidade única de fotografar estes pontos turísticos que serão mostrados ao mundo”, comemorou o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.
 
Para que o evento aconteça com segurança, todo um aparato foi montado para garantir que problemas não aconteçam durante o revezamento: “Preparamos um planejamento envolvendo todo o aparato da segurança pública. Teremos homens da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Polícia Militar, entre outros. Há toda uma preocupação para os comboios, teremos batedores e homens da Força Nacional de Segurança. Além disto, viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também vão ficar de prontidão. Tudo para garantir uma passagem tranquila da tocha”, explicou o  coronel bombeiro Marcos Roberto Weber Hübner, responsável pela coordenação do Centro de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública.

Ponto facultativo

O governador Pedro Taques (PSDB) decretou ponto facultativo o próximo dia 23 de junho, quando acontece o revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro (RJ), em agosto deste ano. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), que circula nesta sexta-feira (17).

Trajeto
Imprimir