Imprimir

Notícias / Política MT

Aval de PP e PTB assegura Haroldo Kuzai com vice em chapa de Emanuel; maior abandono na base aliada

Da Redação - Ronaldo Pacheco

A confirmação do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Haroldo Kuzai (SD), como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) foi avalizada pelos dirigentes de PP e PTB. Na prática, a saída do Partido Progressista foi a primeira grande perda da base aliada do governador José Pedro Taques (PSDB), na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.
 
Para viabilizar o ingresso de Kuzai, o PTB declinou da indicação do ex-senador Oswaldo Roberto Sobrinho, até então definido para vice de Emanuel. Após idas e vindas, em diferentes negociações, Haroldo da Açofer fica como vice e Oswaldo Sobrinho assume a coordenação geral da campanha.

Leia Mais:
- Fábio Garcia é o candidato governista com Maurélio de vice; influência decisiva de Taques e Mendes
 
- Serys promete campanha franciscana pela Prefeitura de Cuiabá e nome é oficializado pelo PRB


Durante meses, Haroldo Kuzai chegou a trabalhar para ser  escolhido  vice-prefeito na chapa do prefeito Mauro Mendes (PSB), que nesta quinta (4) desistiu do projeto de reeleição. Kuzai e os presidentes regional do PP, deputado federal Ezequiel Fonseca, e municipal, vereador Paulo Araújo, estavam inclinados a apoiar a reeleição de Mendes por pressão do ministro da Agricultura, senador licneciado Blairo Maggi (PP).
 
No entanto, a desistência de Mauro Mendes abriu caminho para  o acerto com  Emanuel Pinheiro. No final da manhã desta quarta-feira, Ezequiel, Kuzai e Paulo Araújo estiveram no diretório do PSDB como última tentativa de assegurar uma vaga na chapa majoritária da base aliada, mas não obtiveram êxito.
 
Mauro Mendes levou os aliados a longas e cansativas reuniões, após o seu recuo de disputar a reeleição. Contudo, em conversas anteriores, ele sinalizou várias vezes sua simpatia em possivelmente ter o presidente da Câmara de Cuiabá como seu vice.
 
Haroldo Kuzai é dono da Açofer, uma das gigantes do ramo da metalurgia de Mato Grosso. Em 2012, foi o segundo vereador mais votado. Com a morte prematura do vereador Júlio Pinheiro (PTB), em 20 de junho, se elegeu presidente da Câmara de Cuiabá para mandato tampão até 31 de dezembro.
Imprimir