Imprimir

Notícias / Esportes

Com futebol virtual no PS4 jogos universitários vão aproveitar espaço no Complexo Arena Pantanal

Da Redação - Lázaro Thor Borges

As nove modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs – 2016) devem aproveitar o espaço do complexo da Arena Pantanal, que envolve o ginásio Aecim Tocantins, quadra de areia, piscina, o estádio utilizado na Copa do Mundo em 2014 e o Palácio das Artes Marciais. Além das modalidades tradicionais, os jogos deste ano também contarão com uma disputa de futebol virtual, realizada na plataforma PlayStation 4. 

Leia mais:
Jogos Universitários devem movimentar cerca de R$ 3 milhões na rede hoteleira de Cuiabá


A plataforma, que é conhecida pela qualidade de  seus gráficos, servirá de base para que competidores de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal lutem por uma medalhe de ouro. O game utilizado pelos competidores será o FIfa 2016. 

No total, a competição vai reunir em Cuiabá mais de 4 mil atletas, entre os dias 2 e 13 de novembro em Cuiabá.Desde quinta-feira (27) o espaço é preparado para receber as modalidades. Na Arena Pantanal, por exemplo, a grande novidade é o “JUBs Acadêmico” – competição nova que reúne pesquisas, artigos científicos e teses de conclusões de cursos desenvolvidos pelos estudantes das faculdades  Ainda na Arena, a população poderá prestigiar as disputas do xadrez.

O basquete 3 x 3, modalidade mais descontraída, disputada em meia quadra, será sediado no ginásio Aecim Tocantins. Também há a opção para os fãs do vôlei de areia. A quadra, inaugurada neste ano, receberá a sua primeira competição.

Já as disputas da natação e natação paralímpica ficarão todas concentras na piscina do complexo, que fica próxima da arena e ao lado do Palácio das Artes Marciais, que receberá as competições de judô. Outro destaque será a corrida de rua de 10 quilômetros nas vias que circundam o complexo Arena Pantanal.

As competições no Complexo da Arena Pantanal começam a partir do dia 4 de novembro. A entrada para assistir os jogos é gratuita. No estádio Arena Pantanal também funcionará o centro de convivência dos atletas e o centro de operações dos JUBs, onde ficará concentrada toda a parte administrativa do evento.

Os JUBs são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Governo de Mato Grosso, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), com apoio da Assembleia Legislativa (AL-MT) e prefeitura de Cuiabá.

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura dos JUBs será no próximo dia 03 de novembro, às 19h, no ginásio Aecim Tocantins. A festa será aberta ao público e contará com show nacional da banda de rock NX Zero. Para participar basta doar 2 quilos de alimentos que serão trocados por ingressos.  A troca deve ser realizada até a próxima quarta-feira (02/11), das 10h às 17h, no ginásio Aecim Tocantins. Não haverá troca no dia do evento. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável.

Os jogos

Os JUBs chegam à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá em Cuiabá 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas. Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades.
Imprimir