Imprimir

Notícias / Mundo

França impede atentado terrorista contra mercado de natal de Estrasburgo

Agencia Brasil

A polícia francesa prendeu sete pessoas em uma operação antiterrorista deflagrada no fim de semana. De acordo com o governo, os detidos planejavam um atentado contra o famoso mercado de natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de 2 milhões de pessoas. As informações são da agência Ansa.

Os suspeitos foram presos na madrugada de sábado para domingo em Estrasbusrgo e em Marselha. Todos têm entre 29 e 37 anos de idade. São franceses, mas há um marroquino e um afegão. O mercado de Natal ocorre todos os anos e a edição de 2016 começará na próxima sexta-feira (25).

Além dele, outro possível alvo de atentado seria uma delegacia de polícia. O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, confirmou que o atentado foi evitado pelas forças de segurança, mas alertou que o "nível de ameaça nunca esteve tão alta no país".

"O risco zero de atentados não pode ser garantido nunca. Quem garante isso mente aos franceses. Fazemos de tudo, a todo momento, para prevenir estas ameaças e proteger nossos cidadãos", disse Cazeneuve.
   
De acordo com o jornal Le Parisien, os detidos em Estrarburgo conheciam um dos presos em Marselha porque haviam voltado juntos da Síria. O grupo também tinha contato com os terroristas que atacaram a casa de shows Bataclan durante atentados do Estado Islâmico em 13 de novembro de 2015, em Paris.

As autoridades francesas monitoravam os suspeitos há semanas e constataram que eles estavam "nervosos" e "ansiosos" para receberem um "carregamento de armas". A operação que levou à prisão dos sete suspeitos é um desmembramento das investigações iniciadas antes da Euro 2016.
Imprimir