Imprimir

Notícias / Política MT

​Mauro Mendes inaugura nesta semana CMEI que homenageia jornalista Marcos Coutinho

Da Redação - Lucas Bólico

O prefeito Mauro Mendes entregará neste mês de dezembro, na reta final de sua gestão, seis obras da Educação, incluindo o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Marcos Coutinho, que leva o nome do editor-executivo do grupo Olhar Direto, falecido em 09 de junho de 2013, aos 47 anos.

Leia também:
Família do jornalista Marcos Coutinho vê homenagem em creche de Cuiabá como reconhecimento merecido
 
As entregas começam nesta segunda-feira (12), com a reinauguração da escola municipal Professor Firmo José Rodrigues, no bairro Três Barras, que passou por reforma geral. O CMEI que leva o nome de Coutinho será entregue no dia 14. A obra foi construída no Residencial Parque Nova Esperança II. Todas as solenidades de entrega serão realizadas às 19 horas.

A homenagem
 
A homenagem à Coutinho foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Cuiabá. O projeto de lei foi enviado ao Poder Legislativo pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) e, antes de passar pelo crivo do plenário, recebeu pareceres favoráveis unânimes nas comissões de Constituição e Justiça; e de Educação, Desporto e Lazer.

Na justificativa do projeto, Mendes recorda que recebeu sugestões de diferentes segmentos da sociedade para que o nome de Marcos Coutinho fizesse parte de obras e monumentos da cidade.  “Marcos Coutinho imprimiu seu nome nas páginas da história do jornalismo mato-grossense, pelos serviços prestados ao seu Estado, com qualidade e responsabilidade”, pontuou o chefe do Poder Executivo, na argumentação enviada aos parlamentares.

Na ocasião, vereadores se revezaram na tribuna para destacar a capacidade de Coutinho em se multiplicar em coberturas jornalísticas, coordenação de equipe e até consultoria política.  “Ele era, antes de tudo, um visionário. Geralmente enxergava a notícia em fatos simples, onde a maioria das pessoas não via nada”, pontuou o então presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

“O jornalista Marcos Coutinho Barbosa era bom amigo e excelente empresário. Aliás, pouca gente conhecia sua verve empreendedora. Ele assumiu o Olhar Direto quando poucos acreditavam no noticiário online, em Mato Grosso”, citou o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB).

Para o vereador Dilemário Alencar (PTB), o jornalismo investigativo de Mato Grosso deve ser dividido em antes e depois de Marcos Coutinho. “Perdi um amigo e conselheiro. Era um profissional apaixonado pelo furo de reportagem. Portanto, a homenagem é mais que merecida”, observou Dilemário, na tribuna do plenário das deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral, ao defender que haja também uma avenida com o nome de Coutinho.

De família tradicional de Cuiabá, Marcos Coutinho era apaixonado pelas coisas da terra. Ele se formou em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, na volta a Mato Grosso, atuou como repórter e editor nos jornais A Gazeta e Folha do Estado. Antes de assumir o Olhar Direto, também foi secretário de Comunicação de Cuiabá,  correspondente nacional de Gazeta Mercantil em Mato Grosso. Ele foi casado por 23 anos com Izabel Manfrin Coutinho Barbosa, com quem teve três filhos: Matheus, Lucca e Joaquim.
  
Coutinho deixou como legado o grupo online composto por Olhar Direto, Agro Olhar, Olhar Jurídico, Olhar Conceito e Olhar Concurso – até fins de 2014 esteve no ar também o Olhar Copa.
 
Outras inaugurações
 
Na semana seguinte, dia 19, o prefeito entregará um novo CMEI no Residencial Avelino Lima Barros, e no dia 21 será a vez da reforma geral da escola municipal Silva Freire, no Residencial Itapajé. 
 
Nos dias 27 e 28 o prefeito entregará, respectivamente, as obras de reformas da escola municipal Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel, e da creche municipal Josefa da Silva Parente, no bairro Bela Vista.
 
 As Escolas Firmo José, Silva Freire, Ranulpho Paes de Barros e a creche Josefa Parente passaram por reforma geral por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura de Rede Municipal de Educação.  
 
A transformação dessas unidades incluiu a substituição dos telhados por estrutura metálica e telhas termoacústica, que têm maior durabilidade e oferece maior conforto térmico aos alunos e profissionais. Recebeu também aplicação de revestimento cerâmico nas paredes de todas as salas e corredores, reforma geral das bibliotecas e refeitórios, troca de toda a instalação elétrica, um novo padrão visual arquitetônico e paisagistico, além de padronização e substituição de todo o mobiliário. 
 
 Já receberam reforma geral por meio do Programa de Modernização as escolas municipais Silvino Leite de Arruda, no bairro Planalto; Eugênia Pereira de Mello, no bairro Vista Alegre; Ministro Marcos Freire, no Jardim dos Ipês; Hélio de Souza Vieira, no bairro Praeiro; Maria Elazir Correa, no bairro São João Del Rey; Madre Marta Cerutti, no Bela Vista; Antônia Tita, no bairro Jardim Florianópolis; e as creches, Altos da Glória; Espaço Livre, no bairro Araés; Naídes Rodrigues, no bairro CPA 3; e Renísea Guilhermetti, no bairro Despraiado. 
 
 Nos últimos quatro anos, a prefeitura de Cuiabá entregou também 14 novos CMEIs, distribuídos nos bairros Pedra 90 (beneficiado com dois CMEIs), Areão, Jardim Passaredo, Paiaguás, Centro América, Jardim Vitória, CPA 4, Três Barras, Jardim Imperial, 1º de março e os Residenciais Salvador Costa Marques, Real Parque e Alice Novack.
Imprimir