Imprimir

Notícias / Cidades

“Política de gestão de pessoas deve ser ininterrupta”, defende secretário

Assessoria/Sefaz-MT

“O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder Moraes, participou nesta terça-feira (11.08), da abertura da 38ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), cuja missão é estimular o desenvolvimento continuado de pessoas para o aperfeiçoamento da administração fazendária. O evento, de caráter nacional, reúne representantes de todo o país, no Hotel Fazenda Mato Grosso Palace, em Cuiabá, até a próxima sexta-feira (14.08).

Em seu discurso, Moraes destacou a importância dos servidores na organização, explicando que ao mesmo tempo em que a Secretaria de Fazenda investe maciçamente em Tecnologia da Informação, também direciona recursos para o desenvolvimento das pessoas. “Investimos anualmente na Sefaz cerca de R$ 1 milhão em capacitação e qualidade de vida dos 1.800 servidores do órgão. Fazemos um investimento híbrido, entre tecnologia e pessoas”, frisou o secretário de Fazenda.

Para ele, o papel fundamental do gestor é realizar políticas conjuntas e institucionais de qualidade de vida aos servidores, de tal sorte que quem entre na organização não mude as ações realizadas. “Defendemos três pilares na política de gestão de pessoas: que seja ininterrupta; extraia o melhor de cada um e se busque incessantemente resultados. Este conjunto, além da melhoria no ambiente interno, é o que vai refletir no resultado final”, definiu Eder Moraes.

Segundo o coordenador do GDFAZ, Francisco Costa de Andrade, da Bahia, os representantes da Sefaz-MT têm dado grande contribuição ao grupo nacional com a experiência em gestão de pessoas da organização. “Falar de gestão de pessoas é falar da satisfação de mexer com a motivação do ser humano. É também falar de qualidade de vida no âmbito público e privado, com a necessidade de cada um entender o seu verdadeiro papel na instituição”, disse.

Francisco lembrou que atualmente o GDFAZ ganhou um papel fundamental ao ser institucionalizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) como grupo que trata da gestão de pessoas dos Estados, no mesmo nível dos grupos da receita e da despesa. “É o fortalecimento institucional do grupo”, alertou. A opinião foi dividida pela diretora-adjunta da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Maria Cristina Mec Dowell. “Mato será lembrado como marco onde estamos começando a trabalhar com um grupo reconhecido pelo Confaz”.

Para a diretora, isso representa que o GDFAZ atingiu um grau importante de maturidade e caminha com os próprios pés. “A Esaf se orgulha de estar junto com o grupo desde o início. Criamos uma rede maravilhosa de pessoas, construímos uma identidade, com missão, visão de futuro e valores, e acreditamos que o grupo tem muito ainda a fazer em benefício dos servidores fazendários”, reiterou Maria Cristina.

O Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário é composto por representantes das administrações fazendárias estaduais. A maioria desses representantes atuam na área de Gestão de Pessoas, outros em projetos de modernização da administração fazendária. O secretário-adjunto Executivo do Núcleo Jurídico e Fazendário da Sefaz, Benedito Nery Guarim Strobel, deu as boas-vindas aos participantes, enaltecendo que falar de gestão de pessoas é falar de ser humano. “O GDFAZ é uma transferência de informações em aprendizagem. Isso é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, concluiu.

Também participaram da abertura do evento os presidentes da Associação dos Funcionários da Fazenda do Estado de Mato Grosso (Affemat), Tony Bicudo; do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais (Sinfate), Otarci Nunes Rosa; e o Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização Estadual de Mato Grosso (Siprotaf), Étore Zóccoli.

SOLUÇÃO

Em setembro de 1996, o Ministério da Fazenda firmou um convênio com as Secretarias de Fazenda, Finanças ou Tributações dos Estados e do Distrito Federal com o intuito de criar Grupos de Trabalho para estudar situações concretas e apontar soluções duradouras para problemas de diversas matrizes na área de gestão de pessoas.
Imprimir