Imprimir

Notícias / Cidades

Ministro da Justiça atende solicitação de Taques e enviará equipamentos para presídios de Mato Grosso

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, atendeu um pedido feito ao telefone pelo governador do Estado, Pedro Taques, e autorizou o envio de equipamentos de segurança para presídios mato-grossensenses. A decisão leva em consideração a recente onda de violência interna nos presídios do país, a exemplo da tragédia de Manaus.

Leia mais:
Em alerta máximo, Governo de Mato Grosso adota plano de contingência na segurança pública


Ao Olhar Direto, o Ministério da Justiça confirmou a autorização, mas não detalhou quais foram as solicitações do governador Pedro Taques. O pedido foi feito durante reunião com os secretários de Segurança Pública, de Justiça e Direitos Humanos e da Casa Militar, neste sábado (07).
 
Em ligação telefônica ao ministro Alexandre de Moraes, Taques informou as medidas já adotadas por Mato Grosso para evitar a existência de uma guerra entre facções nos presídios do Estado.
 
Hoje, o sistema prisional de Mato Grosso possui 56 unidades. Ao todo são 11.372 detentos, dentro dos quais 41% são presos provisórios.
 
O plano de ação para evitar tragédias já impediu mais de 50 mortes de detentos das unidades prisionais do Estado, além de atentados contra os profissionais de segurança que se tornaram alvo das facções criminosas que atuam em todo o país.
 
A iniciativa contou com ações de inteligência, prevenção e controle. Tais ações fazem parte de uma determinação do Governador Pedro Taques após os conflitos entre facções criminosas registrados no Amazonas e Roraima.
Imprimir