Imprimir

Notícias / Política BR

Senador José Medeiros recebe 10 votos e perde disputa para presidência do Senado

Da Redação - Lázaro Thor Borges

O senador por Mato Grosso, José Medeiros (PSD), saiu derrotado na disputa pela presidência do Senado. A eleição que ocorreu nesta quarta-feira (01). Ele obteve apenas 10 votos e seu concorrente, 61. Outros dez senadore se abstiveram durante a votação.

Leia Mais:
José Medeiros se reúne com senadores para discutir candidatura à presidência da Casa


O novo presidente da casa será o senador Eunício de Oliveira (PMDB), indicado pela base aliada do presidente Michel Temer (PMDB). A bancada a que pertence o senador é a maior do Senado. Eunício ocupava a liderança do PMDB e Medeiros a vice-liderança.

Durante a votação, Medeiros discursou sobre a sua candidatura e lembrou que a família veio do Rio Grande do Norte para Mato Grosso “em busca de dias melhores”. Durante sua fala o senador também falou em independência do Senado no debate público.

“Como presidente do Senado pretendo garantir que a casa esteja na centralidade da discussão orçamentária. É preciso garantir a independência institucional para que o Senado figuere, sempre, como protagonista das pautas públicas e não mero coadjuvante do poder executivo”, falou.  

O nome de Medeiros surgiu dentro da própria bancada do PMDB. Os congressistas da base aliada de Temer queriam apresentar duas candidaturas do partido no Senado, como o regulamento interno impossibilitava isso, os senadores encontraram em Medeiros a chance de indicar uma segunda candidatura. 
Imprimir