Imprimir

Notícias / Cidades

PF prende seis membros de quadrilha que teve avião interceptado pela FAB em MT

Da Redação - Wesley Santiago

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a ‘Operação Sobrecarga’, com o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas nos estados de Mato Grosso, Goiás e São Paulo. A ação tem relação com o episódio ocorrido no último dia 03, quando um avião foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Santo Antônio do Leverger.

Leia mais:
Cercada por aviões da FAB, aeronave carregada com drogas faz pouso forçado em MT; fotos
 
Ao todo, são 30 policiais federais, que cumprem três mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária, nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, Alta Floresta, Goiânia (GO), Indiara (GO) e Penápolis (SP).
 
Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal de Mato Grosso. Os serviços de inteligência apontaram que os suspeitos vinham fazendo o transporte reiterado de pasta base de cocaína proveniente da Bolívia. Para isso, utilizavam aeronaves de pequeno porte que pousavam em pistas clandestinas no Brasil.
 
A droga era distribuída para os principais centros do país com o destino final o mercado internacional. As investigações apontam o suposto envolvimento dos suspeitos com o transporte aproximadamente 238 kg de cocaína localizados em um avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Santo Antônio do Leverger, no último dia 3.
 
A aeronave de pequeno porte, que fazia um voo clandestino (sem autorização das autoridades aeronáuticas), recebeu determinação via rádio para que pousasse obrigatoriamente em Santo Antônio do Leverger, local onde uma equipe da Polícia Federal faria inspeção e verificação da documentação. Ao contrário do que fora determinado, o piloto arriscou sua própria vida e do “passageiro”, pousando em uma estrada de terra na zona rural do município.
 
No interior da aeronave danificada foram localizadas várias bolsas de viagem contendo “tijolos” de cocaína. O piloto e o passageiro conseguiram fugir do local antes da chegada da polícia, sendo localizados e presos na operação de hoje. Os presos serão indiciados pelo crime de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e lavagem de capitais.
 
O caso
 
Um avião de pequeno porte (Cessna) carregado com entorpecentes teve de fazer um pouso forçado na manhã desta sexta-feira (3), em uma propriedade rural, há 45 quilômetros da cidade de Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá), próximo a uma fazenda. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio a ação da Polícia Federal (PF), que também contou com duas aeronaves da Força Aérea Brasilia (FAB), que cercaram o Cessna.
Imprimir