Imprimir

Notícias / Cidades

Sindicato promete cobrar novo concurso para contratação de 211 ‘amarelinhos’ na capital

Da Redação - Wesley Santiago

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Transito de Cuiabá (Sinattrac) e diretor da Associação Nacional dos Agentes (AGT Brasil), Jucelino F. da Silva Júnior, prometeu cobrar a realização de um novo concurso para a contratação de mais 211 agentes de trânsito, em Cuiabá. Atualmente, são 189 profissionais, sendo que recomendado seria de 400 na capital mato-grossense. O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor de Figueiredo, adiantou ao Olhar Direto que este ano não há previsão de um novo concurso.

Leia mais:
"Amarelinhos" precisam empurrar ambulância para garantir socorro a motociclista com fratura exposta; veja vídeo
 
“Hoje, temos um efetivo muito abaixo do que é o ideal, que seria de 400 agentes. É uma situação que nós conversamos com a gestão passada e com toda certeza iremos retomar esta conversa com o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) para que possamos aumentar o efetivo. O nosso objetivo é trazer paz no trânsito. Aumentando o número do efetivo, isso reflete na melhoria do serviço para a população”, garante o vice-presidente.
 
O secretário da Semob também vê a necessidade do acréscimo de novos agentes, mas afirma que não há condições este ano: “Esse ano está inchado. Claro que nós precisamos. Mas este ano não temos condições. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) manda que seja um agente para cada mil carros, mas ainda não temos como suprir este déficit”.
 
Antenor também comentou sobre a reestruturação feita no começo de sua gestão: “Estamos colocando os agentes para desempenhar o seu papel. Na gestão passada, estava um pouco discreto, interno. Isso deixou o trânsito um pouco solto na cidade. Demos uma remodelada no projeto de fiscalização, dentro de uma ética. Sem colocar faca no pescoço da população, sem querer aumentar multa”.
 
“Colocamos agentes de trânsito para fazer o seu papel. Caminhões estavam transitando a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. Além disto, os carros parados nas calçadas atrapalhando o pedestre. Começamos a fazer uma reestruturação. Uma nova roupagem e está dando muito certo”, acrescenta o secretário.
 
Conforme os dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Cuiabá tem uma frota de 408.363 veículos (números referentes até o dia 08 de março deste ano). Deste total, são: 205.069 automóveis; 88.780 motocicletas; 18.765 motonetas; 11.150 caminhões e 38.303 caminhonetes. 
Imprimir