Imprimir

Notícias / Política MT

Blairo Maggi cancela licença após PF deflagrar operação que investiga MAPA

Da Redação - Jardel P. Arruda

O ministro Blairo Maggi (PP), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cancelou a licença de 10 dias em decorrência da operação “Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (17). O ministro havia anunciado na quinta-feira (16) que se afastaria do MAPA por motivos pessoais, mas retornou e já determinou o afastamento dos envolvidos na investigação da PF.

Leia mais:
Blairo Maggi tira licença para tratar de assuntos particulares; Novacki assume Ministério da Agricultura

“Bom dia, diante dos fatos narrados na Operação Carne Fraca, cuja investigação começou há mais de dois anos, decidi cancelar minha licença de 10 dias do MAPA. O que as apurações da Polícia Federal indicam é um crime contra a população brasileira, que merece ser punido com todo o rigor”, consta de trecho de nota pública do ministro.

“Neste momento, toda a atenção é necessária para separarmos o joio do trigo. Muitas ações já foram implementadas para corrigir distorções e combater a corrupção e os desvios de conduta, e novas medidas serão tomadas. Estou coordenando as ações, já determinei o afastamento imediato de todos os envolvidos, e a instauração de procedimentos administrativos. Todo apoio será dado à PF nas apurações. Minha determinação é tolerância zero com atos irregulares no MAPA”, completa.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, parte do dinheiro arrecadado pelo esquema de corrupção envolvendo fiscais e maiores frigoríficos do País, abastecia o PMDB e o PP. O esquema incluía frigoríficos da JBS, BRF e Seara. As empresas são acusadas, inclusive, de vender carne podre.

Em nota, a Polícia Federal informou que cerca de 1100 policiais federais estão cumprindo 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao esquema. O esquema contava com apoio de fiscais do MAPA,
Imprimir