Imprimir

Notícias / Política MT

Lenine Póvoas é escolhido para ocupar a procuradoria-geral da Câmara em substituição a Faiad

Da Redação - Érika Oliveira

O advogado Lenine Póvoas, considerado referência no Direito Eleitoral, foi escolhido para assumir a Procuradoria-geral da Câmara de Vereadores de Cuiabá em substituição ao advogado Francisco Faiad (PMDB), que pediu para ser exonerado do cargo após ter sido preso durante a 5º fase da Operação Sodoma.

A informação foi confirmada pelo próprio Lenine, que afirmou ter recebido o convite do presidente do Legislativo, Justino Malheiros (PV) nesta sexta-feira (17).

Leia mais:
Vereadores devem se reunir na manhã de quinta para discutir possível retorno de Faiad à Câmara

O nome do advogado teria sido sugerido para os parlamentares em função de seu perfil técnico e de sua atuação em questões ligadas ao Direito Eleitoral. Ele também é filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Maria Helena Póvoas.

Volta de Faiad

Na semana passada, havia sido ventilada a possibilidade do retorno de Faiad à procuradoria da Casa de Leis. A volta do advogado atenderia a um desejo do presidente do Legislativo, mas enfrentou resistência de alguns parlamentares, por acreditarem que a acusação de corrupção poderia prejudicar a imagem do parlamento.

De acordo com as investigações, Faiad, quando foi secretário de Estado de Administração, ajudou a operar um esquema liderado pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) de desvio de dinheiro e recebimento de propina. Parte do valor desviado servia para pagar dívidas da campanha de Francisco Anis Faiad e Lúdio Cabral.

Faiad substituiu César Zílio na SAD e, segundo o MPE, "herdou" o esquema na secretaria, passando a atuar também na cobrança de propina e desvio de dinheiro junto a empresa de combustíveis. A Marmeleiro foi responsáveis pelo fornecimento de combustível dos dois candidatos.

 
Imprimir