Imprimir

Notícias / Política MT

Carlos Brito vai ser adjunto da Casa Civil com foco na articulação política do governo Pedro Taques

Da Redação Ronaldo Pacheco

Numa clara demonstração de que deseja reforçar cada vez mais o núcleo de articulação política, o governador José Pedro Taques (PSDB) nomeou o ex-deputado Carlos Brito de Lima (PSB) como novo secretário adjunto da Casa Civil. Ele vai ajudar o secretário Paulo Zamar Taques, chefe da Casa Civil, em várias frentes, principalmente no diálogo com deputados estaduais e prefeitos.
 
Mesmo antes de ser nomeado, Carlos Brito já tinha começado a trabalhar na última terça-feira (28), durante reunião de Pedro Taques com mais de 100 prefeitos, no Salão  Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás. Vestido a caráter, ele transitava entre os prefeitos e lhe dava ouvidos, em claro reforço à articulação política do governo.
 
Leia Mais:
- Carlos Brito é substituído por Maurélio Ribeiro no comando MT Saúde

- Kleber Lima é nomeado no GCOM, Gustavo assumirá Sefaz e Müller Seplan

Até o mês passado, Carlos Brito era presidente do Instituo de Saúde Mato Grosso (MT Saúde), mas foi substituído pelo ex-vereador Maurélio Ribeiro (PSDB).
  
Experiente na vida pública, com mais de duas décadas de vivência e inúmeras eleições, conforme a reportagem do Olhar Direto apurou, a nomeação de Carlos Brito vai ser publicada no Diário Oficial do Estado eletrônico, nesta quinta-feira (30), com data desta quarta-feira (29).

Carlos Brito foi duas vezes deputado estadual, três vezes vereador e presidente da Câmara de Cuiabá. Foi prefeito interino de Cuiabá (1995-96) por dois meses, em substituição ao então prefeito José Meirelles (PSDB), num momento de grave crise financeira e relacionamento turbulento com a Câmara Municipal. Também já foi secretário-chefe da Casa Civil (2003-04), no governo Blairo Maggi.
 
Depois, no segundo mandato de Maggi, foi secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (2007-08), sendo um dos principais responsáveis pela implantação das bases comunitárias de segurança, em Cuiabá e Várzea Grande.
 
Em 2012, foi candidato a prefeito da Capital pelo PSD. E, em 2016, foi coordenador geral da campanha da chapa Wilson Santos (PSDB) e Leonardo de Oliveira (PSB) à Prefeitura de Cuiabá, levando-os para a disputa do segundo turno, quando muitos consideravam improvável. 
 
A Casa Civil já conta com quatro secretários adjuntos, porém somente Paola Reis, dos Municípios e Sociedade Organizada, atua fortemente na articulação política. Também são do staff de Paulo Taques, na Casa Civil:  Gustavo Adolfo Almeida Antonelli (Adjunto de Ação Governamental),  José Adolpho de Lima Avelino Vieira (Adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional), Paolla Reis (Adjunto de Relações Políticas com os Municípios e Sociedade Organizada) e Marcione Mendes de Pinho (Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência). 
Imprimir