Imprimir

Notícias / Política MT

Sachetti se diz contra ajuda financeira aos estados e afirma que medida vai beneficiar maus gestores

Da Redação - Lázaro Thor Borges

O deputado federal Adilton Sachetti (PSB) afirmou que uma ajuda financeira concedida pelo presidente Michel Temer aos estados em crise seria prejudicial aos “bons gestores”. De acordo com o parlamentar, o rombo na conta de algumas unidades da federação é resultado da má gestão de governos anteriores.  

Leia mais:
Em discurso na Câmara, Sachetti cita que acusações são suficientes para impeachment

 
“A minha opinião é de que a partir do momento em que a gente ajudar os estados nós vamos prejudicar os bons gestores. Aquele que perdeu a eleição porque foi duro com o seu estado hoje o estado está bem. Agora, aquele que deu tudo, abriu as portas, e deu todos os favores para todo mundo está com o estado quebrado. E aí, vamos ajudar esses que fracassaram?”, questionou Sachetti.
 
Até o momento os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul decretaram calamidade financeira e pediram ajuda do governo federal para manter serviços básicos à população. Em Mato Grosso, a situação é mais confortável, apesar da gestão “mão aberta” de Silval Barbosa (PMDB) a frente do governo.
 
Sachetti acredita, no entanto, que a ajuda de Temer abrirá um precedente para que administradores que tiveram baixo desempenho não sejam punidos pelos seus erros anteriores. De acordo com ele, o rombo nas contas públicas foi provocado muito mais por governos ruins do que pela crise econômica que atingiu o país nos três últimos anos.
 
“Fizeram uma administração temerária e agora a gente libera dinheiro para resolver esta administração temerária. Só que na hora em que fizer essa alteração quem vai fazer pagar é o cidadão. É essa consciência que nós temos que discutir. Outra coisa: o Estado não fabrica dinheiro, o dinheiro é seu, é meu é nosso, somos nós que colocamos dinheiro lá, se nós não começarmos a cobrar a responsabilidade desse dinheiro isso vai continuar assim”, argumentou o deputado.  
Imprimir