Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário comemora redução de 51% de homicídios e 29% dos roubos no primeiro trimestre; veja dados

Da Redação - Wesley Santiago

O secretário Rogers Jarbas comemorou os resultados obtidos pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) no primeiro trimestre deste ano, em Cuiabá. A pasta conseguiu reduzir o número de homicídios em 51% e os roubos em 29%. Para o delegado, os investimentos feitos pelo governador Pedro Taques (PSDB) foram de suma importância para a diminuição nos casos.

Leia mais:
Secretário defende trabalho da PM e afirma que “se necessário, criminosos serão alvejados e mortos”

Conforme os dados da Polícia Judiciária Civil (PJC), foram registrados 33 homicídios até o fim de março deste ano. O número é 51% menor se comparado ao ano passado, quando foram contabilizados 68 assassinatos na capital mato-grossense. Em Várzea Grande, a redução nas mortes foi de 47 para 17, representando quase 64%.
 
O levantamento também apontou que o número de roubos sofreu redução e passou dos 2.707 para 1.926, em Cuiabá, representando quase 29%. Na cidade vizinha, a decréscimo foi de 30%, passando de 1.539 para 1.070. Na capital mato-grossense, foram dois latrocínios registrados (em 2016 foram 6) e em Várzea Grande também foram dois (em 2016, eram 03).
 
“Existe um tripé de sustentação no sistema de segurança pública: a primeira questão é referente aos investimentos, como por exemplo esse fato que aconteceu em Torixoréu, que houve uma ação conjunta em uma tentativa de roubo a banco, são investimentos que tivemos no setor de inteligência”, disse o secretário em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.
 
O secretário ainda continua: “Também temos a questão da capacitação dos profissionais, substituindo os equipamentos e viaturas; o outro eixo de sustentação é referente a metodologia de trabalho, que nós mudamos. Agora são muito mais técnicas no que tange a segurança; por fim, temos o comprometimento dos profissionais”.

Confira os dados do primeiro trimestre:

Imprimir