Imprimir

Notícias / Política MT

Secid protocola pedido de reconsideração ao MPF para demolição de casas na Ilha da Banana

Da Redação - Wesley Santiago

A Secretaria de Cidades (Secid) protocolou, no Ministério Público Federal (MPF), na última segunda-feira (17), o pedido de reconsideração ao órgão para que tenha início a demolição das casas existentes próximo ao Morro da Luz, região que ficou conhecida como Ilha da Banana. A intenção da pasta é dar início o mais rápido possível aos trabalhos.

Leia mais:
Governo acata recomendação do MPF e demolição de casas na ‘Ilha da Banana’ é adiada
 
O documento foi protocolado na tarde da última segunda-feira (17). O pedido é para que o órgão reconsidere a recomendação de que o governo não realize a demolição dos imóveis instalados naquela região. Na ocasião, foi enviada uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do ofício 506/2017 e a nota técnica do mesmo órgão.
 
Conforme a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal (MPF), o órgão avalia fazer uma perícia no local. Os trabalhos deveriam ter começado na manhã do dia 09 deste mês. Segundo o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) informou, no decorrer do processo, que o Estado de Mato Grosso não teria apresentado todos os documentos indispensáveis à aprovação da demolição de todos os imóveis localizados na Ilha da Banana.
 
Para o procurador, a demolição dos imóveis, sem a apresentação e todos os documentos, “Ensejará uma situação irreversível, podendo acarretar danos irreparáveis ou de difícil reparação ao patrimônio cultural do município de Cuiabá”.
 
A empresa cuiabana Material Forte Incorporadora LTDA foi habilitada para executar o trabalho de demolição. Pelo serviço, a empresa vencedora de procedimento licitatório, irá receber a quantia de R$ 4,02 milhões. Ao todo, o Executivo pagou R$ 6.358.603,06 para os proprietários do 15 imóveis que seriam derrubados no final de semana.
Imprimir