Imprimir

Notícias / Cidades

Batalhão Ambiental instala armadilhas para capturar onça que vem atacando cachorros e carneiros

Da Redação - André Garcia Santana

Na tentativa de capturar uma onça que vem devorando animais em propriedades rurais, profissionais do Batalhão De Polícia Militar De Proteção Ambiental instalaram armadilhas nas proximidades de Santo Antônio do Leverger (100km de Cuiabá). As medidas foram adotadas depois que moradores passaram a relatar ataques a cachorros e a carneiros na região.

Leia mais:
Gerente de fazenda é preso acusado de matar onças em Mato Grosso

Ao Olhar Direto o comandante do Batalhão, tenente coronel Rodrigo Eduardo Costa, explicou que após análise de depoimentos e de indícios como pegadas, foi constatado que se trata de uma onça parda. “As informações foram repassadas há duas semanas por uma moradora que viu seu cachorro ser morto por ela. Ao analisarmos o sumiço de outros bichos, percebemos que não se tratava do ataque de outros animais de menor porte.

Costa afirma que ataques a humanos são muito raros e reforça que não há motivos para que a população entre em desespero ou tente fazer mal ao felino. “É difícil, mas pode ocorrer ataques a pessoas. Mesmo assim, orientamos a população que não precisa de desespero. Isso pode motivar uma caçada. Já estamos monitorando a situação, não tem porque ter pânico. ”

De acordo com ele as armadilhas estão distribuídas por corredores ecológicos da região e utilizam porcos e carneiros como isca, não oferecendo risco de ferimentos a nenhum dos animais. Ele garante que depois de capturado, o felino será encaminhado e solto em uma região da mata, onde não oferecerá riscos a comunidade.

“As armadilhas são dividas em dois compartimentos, assim quando ela entra, não tem acesso ao animal que está lá dentro. Depois que capturarmos, vamos levá-la pra um lugar onde além de não apresentar perigo, também não seja alvo da ação humana.”


 
Imprimir