Imprimir

Notícias / Política MT

Leitão defende afastamento de Aécio, renúncia de Temer e eleição indireta

Da Redação - Jardel P. Arruda

O deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB-MT, afirmou que defendeu o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) da presidência do PSDB Nacional e a saída do partido do Governo do presidente Michel Temer (PMDB), além da renúncia do peemedebista. A declaração foi feita através de nota à imprensa, no fim da tarde desta quinta-feira (18).

Leia mais:
Ságuas afirma que única saída é renúncia de Temer e eleições diretas

O Governo Federal está em crise desde a noite de quarta-feira (17), quando foi divulgado que o presidente Michel Temer foi gravado por um dos donos da JBS, Joesley Batista, em suposta negociação pelo silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Aécio Neves barganhando propinas.

Na manhã de quinta, uma Operação da Polícia Federal resultou na prisão da irmã e do primo de Aécio Neves. O ministro Edson Fachin negou o pedido do Ministério Público Federal pela prisão do tucano, mas terminou o afastamento do cargo de senador. Leitão afirma que, nas conversas com o partido, pediu o afastamento de Aécio da chefia da sigla.

“Defendi o Afastamento do senador Aécio Neves da presidência do PSDB,até que sejam esclarecidas as denúncias que pesam sobre ele”, pontua Nilson Leitão através de nota. O deputado federal não atendia a imprensa desde a manhã de quinta.

“Renúncia do presidente Michel Temer, para permitir que a estabilidade seja reestabelecida nesse momento tão crítico do país; Mesmo entendendo a melhora da economia e do emprego, é necessário estancar a crise imediatamente”, completou.

O senador afastado Aécio Neves se licenciou da presidência do PSDB e ministros do partido discutem se irão deixar o primeiro escalão Governo Federal. Inicialmente, Bruno Araújo chegou a comunicar que deixaria o cargo, mas ainda não entregou a comunicação oficial e pode rever a posição.

Eleição indireta:

O deputado Nilson Leitão, assim como o senador Cidinho Santos, defende que os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado façam um acordo para deixar a linha sucessória e permitir que a presidente do Supremo Tribunal Federal assuma a Presidência e promovo processo eleitoral indireto em 30 dias, como prece a Constituição Federal.

“Condução de novo processo eleitoral pela presidente do STF, Carmen Lúcia, em no máximo 30 dias, como determina a Constituição Federal”, pontua através da nota à imprensa.

Veja abaixo nota de Nilson Leitão na íntegra:

NOTA À IMPRENSA
 
Diante da crise partidária que se abateu sobre o meu partido, e da convulsão institucional que já assolava o país há tempos e se agravou nas últimas 24 horas, gostaria de deixar clara a posição que defenderei:
 
- Defendi o Afastamento do senador Aécio Neves da presidência do PSDB,até que sejam esclarecidas as denúncias que pesam sobre ele;
 
- Desembarque imediato do PSDB do Governo de Michel Temer, com a entrega dos cargos pelos ministros do partido;
 
- Renúncia do presidente Michel Temer, para permitir que a estabilidade seja reestabelecida nesse momento tão crítico do país; Mesmo entendendo a melhora da economia e do emprego, é necessário estancar a crise imediatamente;
 
- Disposição dos presidentes da Câmara e do Senado em abrirem mão da linha sucessória para a Presidência da República na vacância do cargo, permitindo que a presidente do STF assuma o cargo interinamente;
- Condução de novo processo eleitoral pela presidente do STF, Carmen Lúcia, em no máximo 30 dias, como determina a Constituição Federal.
 
Dep. Nilson Leitão (PSDB-MT)
Imprimir