Imprimir

Notícias / Política MT

Movimento comunitário pede que Emanuel Pinheiro cumpra promessa de campanha e instale Hora Estendida

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Considerado essencial para atender famílias que vivem em bairros distantes da área central de Cuiabá, o Projeto Hora Estendida, a ser implementado pela Secretaria Municipal de Educação, recebeu apoio irrestrito do movimento comunitário. O debate no auditório da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) serviu para deixar claro que não há exploração ilegal de mão-de-obra, porque os trabalhadores que permanecerem nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além do horário, serão voluntários.
 
“Estender o horário por mais 1h30 é o ato de humanização que muitas mães esperam do prefeito Emanuel”, argumentou o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza.

Leia mais:
- Emanuel Pinheiro anula contrato de R$ 712 milhões para iluminação pública de Cuiabá
 
As entidades representativas o movimento comunitário de Cuiabá assumiram a bandeira do projeto. Dentre elas,  além da Ucamb, a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), a União Coxiponense de Associação de Moradores (Ucam) e a União Cuiabana de Clube de Mães declararam apoio à proposta do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), apresentada na campanha eleitoral de 2016, sobre a implantação do projeto “Hora Estendida”.
 
A medida visa ampliar o horário de saída das crianças matriculadas em Creches e CMEIs, de 18 horas para às 19h30, permitindo aos pais que comprovarem a incompatibilidade de horário tenham um prazo maior para buscar os seus filhos.
 
A adesão do movimento comunitário ocorreu durante reunião com a Secretaria Municipal de Educação, onde na presença de representantes do Ministério Público e de conselheiros tutelares. No evento, o movimento comunitário pode sanar algumas dúvidas a respeito da implantação com a secretária adjunta da pasta, Edilene Machado, e a diretora do CMEI Engenheiro Oscar Amélito, professora Ádila Terezinha Andrade, que realiza o projeto piloto.
 
A vice-presidente da UCCM, Fátima Aparecida Ruzzene, que é auxiliar de direção da Creche Inocêncio Leocádio da Rosa, a implantação do projeto em todas as unidades irá resolver uma antiga aflição das mães. Segundo ela, por reconhecer essa realidade a unidade em que trabalha já realiza voluntariamente este auxílio às mães.
 
“Avaliamos a realidade dos bairros e sabemos enquanto profissionais da educação que é humanamente impossível para alguns pais chegarem a tempo nas unidades escolares. Isso decorre do percurso realizado com ônibus e também pela incompatibilidade do horário de trabalho dos pais com a saída dos alunos. Por esta razão, sempre aguardamos com carinho a chegada dos responsáveis de forma voluntária”, frisou Fátima Ruzzene.
 
O presidente da Femab, ex-vereador Walter Arruda,  criticou a reação do Sindicado dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), ao projeto e reforçou a importância de olhar para a realidade da população que realmente precisa.
 
“O Sintep está criticando sem conhecer o ‘Hora Estendida’. E eles sabem que o sofrimento dessas mães, que por diversas vezes foram acometidas ao conselho tutelar como mães relapsas, é constante! Por essa razão, somos completamente favoráveis as essas mães e queremos a implantação do Hora estendida o quanto antes”, explanou o presidente da Femab.
 
Edio Martins parabenizou a SME pela conduta no projeto piloto e reforçou. “Estender o horário por mais 1h30 é o ato de humanização que muitas mães esperam do prefeito Emanuel Pinheiro, e nós a partir de hoje seremos os novos parceiros e cobradores para este importante projeto seja implantado com louvor na Capital”, justificou o presidente da Ucamb.
Imprimir