Imprimir

Notícias / Educação

MEC atualiza dados e dez faculdades de MT obtém nota 2 em avaliação de cursos; veja listagem

Da Redação - Patrícia Neves

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC) atualizou os dados sobre a avaliação do Indíce Geral de Cursos (IGC) de 2015 e os novos dados foram divulgados neste mês. De um total de 2.0109 instituções de ensino atualizadas,  a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) continua  com uma das melhores notas na avaliação, 4.  Além dela, outras quatro unidades também obtiveram esse desempenho, entre elas, a Faculdade de Ciências Humanas e Biológicas e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço.

Leia Mais:
OAB entrega a 139 faculdades selo de qualidade em ensino de direito

A  metodologia de análise empregada dividiu as unidades de ensino por universidades, centros de educação e faculdades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.  

 Os dados apontam ainda que dez faculdades em Mato Grosso obtiveram nota 2. Outras 28, obtiveram nota 3. Já os dois centros de educação, instalados em Cuiabá e Várzea Grande conquistaram o índice 3, conforme os dados disponibilizados.

O Índice Geral de Cursos (IGC) vai de 1 a 5 e as notas na faixa 1 e 2 indicam mau desempenho passível de punição. Uma delas, por exemplo, pode ser até proibição de novos vestibulares até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.

Um dos aspectos levados em conta no IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último período de três anos (triênio). O CPC também é um indicador de qualidade, mas referente aos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior. Nota no Enade, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos são critérios do CPC.

Clique aqui e veja a relação do ICG 
Imprimir