Imprimir

Notícias / Política MT

Professor Aecim Tocantins incentivava ao estudo os que o cercavam e era respeitado até por concorrentes

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Entre muitos casos relatados por amigos, velhos conhecidos e até concorrentes do professor Aecim Tocantins, 94 anos, morto neste domingo (18), em Cuiabá, dois ilustram bem a sua personalidade. O primeiro é do ex-vice-prefeito Edgar Sardi Figueiredo, 84 anos, que concorreu com Tocantins, em 1962.  E o segundo é o contador, antropólogo e escritor Armando de Oliveira.
 
“Naquele tempo, prefeito e vice-prefeito não formavam chapa; eram duas candidaturas separadas. Eu era do PTB e Aecim Tocantins era da UDN. Então, disputei o cargo de vice com o Aecim e venci, sendo eleito prefeito José Garcia Neto”, recordou Edgar Sardi, que nos últimos anos dividia bancada com Aecim em um dos pontos mais pitorescos da Capital: o Senadinho, ao lado do Palácio Alencastro.

Leia Mais:
- No adeus ao professor Aecim Tocantins, destaque para seu trabalho por MT, com legado de ética e honradez;  
 
Passada a refrega eleitoral, Edgar Sardi e Aecim foram amigos por quase seis décadas. “Amigo leal. Era um homem de caráter irretocável e reserva moral”, observou Sardi Figueiredo.
 
Outro exemplo é do antropólogo e escritor Armando de Oliveira, que foi engraxate na área central de Cuiabá e tinha, em Tocantins, um de seus principais clientes. “Comecei engraxar sapatos com oito anos de idade para ajudara a família… ele era um cliente e sempre me incentivou a estudar e adquirir conhecimento científico”, argumentou ele, que teve livros doados por Aecim Tocantins.
 
Armando de Oliveira gosta de lembrar que se tornou escritor por causa de Aecim Tocantins. A sua obra mais recente é “Contos que cantam, encantam”, inspirada no velho mestre.
 
Em homenagem póstuma a Aecim Tocantins, o antropólogo e escritor Armando de Oliveira publicou a seguinte homenagem:
 
HOMENAGEM

Uma águia que retorna ao seu ninho, tão pujante quanto aqui chegou para ofereceu seus préstimos como missão.
 
Obrigado nobre guerreiros, eu também fui agraciado pela sua nobre generosidade.
 
Nessa existência, seu dever foi cumprido com muita honra.
 
Parabéns grande cavalheiro, siga em paz para mundos melhores nos braços do nosso PAI maior, que é DEUS.
 
Que aqui toda sua família seja confortada com as bênçãos do nosso irmão maior: Jesus CRISTO.
 
Muitíssimo  obrigado, professor, doutro, prefeito e grande mestre Aecim Tocantins. Seu legado será sempre um exemplo a todo e qualquer posteridade.
Imprimir