Imprimir

Notícias / Política MT

Educação de Várzea Grande inova e lança versão municipal do Prêmio Gestão Escolar

Da Redação - Ronaldo Pacheco

A projeção de buscar avanços significativos na rede pública de ensino levou a Prefeitura de Várzea Grande a instituir o Prêmio de Gestão Escolar (PGE). A gerência cabe à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para contemplar projetos inovadores e gestões competentes nas escolas públicas de educação básica, na Cidade Industrial.
 
O secretário de Educação, professor Sílvio Fidélis, explicou que a intenção é estimular melhorias na administração escolar. Ele é vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e representou Mato Grosso na Reunião Técnica do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, realizada nos dias 6 e 7 deste mês, em  Palmas (TO). 

Leia mais:
- Lucimar Campos anuncia pacote de ações para Bonsucesso e vistoria reconstrução de escola

- Várzea Grande supera 28% de investimentos em saúde no primeiro quadrimestre

A programação contou com oficinas sobre bons processos de gestão e utilização do prêmio como indutor de boas práticas, além de uma programação cultural oferecida aos cerca de 60 técnicos participantes.
 
O objetivo da reunião, promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), foi de orientar as equipes envolvidas na realização do prêmio nos estados. Durante o encontro, foi discutido o andamento do processo da autoavaliação nas escolas, requisito para a participação no prêmio.
 
Por determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), o Prêmio de Gestão Escolar (PGE) contempla projetos inovadores e gestões competentes nas escolas públicas de educação básica. A intenção é estimular melhorias na administração escolar.
 
Silvio Fidelis, que também é coordenador da premiação em Mato Grosso, explicou que o Prêmio de Gestão Escolar propõe quatro dimensões a serem avaliadas: gestão pedagógica voltada para a análise de resultados educacionais; gestão pedagógica direcionada para o planejamento de ações pedagógicas; gestão participativa dos processos coletivos de decisões e ações; e gestão de infraestrutura para a administração de serviços e recursos.
 
Há poucos dias, durante cerimônia de lançamento da edição oficial do Prêmio de Gestão Escolar 2017, Fidelis anunciou que o município vai ter uma versão local do Prêmio exclusivo para as escolas de Várzea Grande que vai estimular ainda mais o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática e eficaz, focada no compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas, além de apoiar a iniciativa de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar do município.
Imprimir