Imprimir

Notícias / Política MT

PT em MT se une a movimentos sociais nesta quinta-feira para protestar contra condenação de Lula

Da Redação - Érika Oliveira

O Diretório do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso irá realizar nesta quinta-feira (13), às 16h, na Praça Bispo Dom José, região central de Cuiabá, uma manifestação contrária a sentença do juiz Sergio Moro, que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada em conjunto com movimentos sociais, durante reunião na última quarta-feira (12), na sede da Central Única dos Trabalhadores.

Leia mais:
Taques classifica condenação de Lula como "marco na história do Brasil"

O presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, usou a tribuna da Assembleia Legislativa para defender o ex-presidente e afirmou que a condenação faz parte de um “conchavo” para impedir que Lula dispute as próximas eleições.

“Essa condenação não nos assusta e nem nos toma de surpresa, é parte de um jogo que vinha sendo minuciosamente tratado pela parcela da sociedade brasileira que não quer o presidente Lula participe das eleições de 2018. O Moro faz parte desse conchavo e cumpriu a sua parte, seria surpresa se ele fizesse o contrário”, afirmou Barranco, durante a sessão plenária.

O deputado disse, ainda, que tais adversários políticos do ex-presidente temem enfrentá-lo nas urnas, com base em pesquisas de intenções de votos que revelariam Lula como figura predileta na disputa pela presidência da República.

A condenação de Lula integra o processo em que o petista foi acusado pela força-tarefa da Lava-Jato de receber propina da OAS, uma das empreiteiras do chamado clube do bilhão, que se refestelou nos últimos anos com contratos bilionários na Petrobras.

Entre as vantagens recebidas por Lula, segundo a acusação, está um apartamento tríplex no balneário do Guarujá, em São Paulo. É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção.

“O presidente Lula não é uma exclusividade do PT, é uma liderança política reconhecida internacionalmente pelo governo que fez. Foi chamado pelo ex-presidente dos Estados Unidos [Barack Obama] de ‘o cara’. Os movimentos sociais estarão conosco, a condenação é em 1º grau, cabe recurso e eu tenho certeza que a injustiça será reparada”, finalizou Barranco. 
Imprimir