Imprimir

Notícias / Política MT

Emanuel afirma que aceitar Iguá Saneamento foi como “engolir sapo enrolado em arame farpado”

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Érika Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou que “dizer sim” a empresa Iguá Saneamento como concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital foi como “engolir um sapo enrolado em arame farpado”. Ele assumiu que preferia uma empresa com mais experiência no setor e até cogitou manter o serviço com o próprio setor público.

Leia mais:
Após 7 meses, Emanuel Pinheiro anuncia que RK Partners substitui oficialmente CAB Cuiabá

"Tomei uma decisão que foi como engolir um sapo enrolado em um arame farpado. É isso”, afirmou, ao ser questionado se tomou uma decisão contrariado. Para ele, o ex-prefeito Mauro Mendes (PSB) deveria tê-lo convidado para participar das reuniões que definiram esse acordo, selado em novembro de 2016.

“Cogitei muito [manter o serviço com a Prefeitura], cheguei até a conversar com a empresa de saneamento de Campinas, onde tem um grupo que defende que o sistema de saneamento deve ficar nas mãos do município e não mais ser fruto de concessão. Eu pensei bastante e cheguei a avançar muito nessa questão, mas esbarrei em alguns problemas”, ponderou.

De acordo com ele, as únicas formas de não aceitar o acordo com a RK Partners seria se a empresa não cumprisse os pré-requisitos deixados acordados por Mauro Mendes.  Caso contrário, se ele decretasse a caducidade do contrato, a empresa poderia ingressar com mandado de segurança e teria grande chance de vencer.

“A margem de decisão é extremamente estreita e quase que plebiscitária. Não cabia mais ao prefeito fazer mais coisa. A forma como foi feita. Aquilo que sempre chamei nas entrevistas de engenharia jurídica administrativa acabou limitando o prefeito a dizer sim ou não. Isso me deixou indignado porque eu sou o responsável por esse sistema nos próximos quatro anos”, reclamou Emanuel Pinheiro.
 
Imprimir