Imprimir

Notícias / Cidades

Grupos filantrópicos se organizam para ajudar moradores de rua no frio desta terça-feira

Da Redação - Vinicius Mendes

Seis grupos filantrópicos de Cuiabá sairão na noite desta terça-feira (18) para fazer a entrega de alimentos, roupas de frio e kits de higiene aos moradores de rua da Capital, em decorrência da chegada da frente fria na última segunda (17).

Os grupos Bolt do Asfalto, Pão da Vida, Psicanálise de Rua, Justiça Comunitária, Varal Solidário e Moto Club in Omerta, estarão atuando em diversos pontos do porto e da região central de Cuiabá, a partir das 19 horas.

Leia mais:
Cuiabá registra a madrugada mais fria do ano e mínima é de 8ºC na quarta-feira

Alguns dos grupos são ligados a igrejas e religiões, porém outros são compostos por pessoas de diversas crenças e o objetivo de todos é ajudar ao próximo, independente da fé.

Glaucia Stefanini é membro do grupo Bolt do Asfalto, que não é ligado a nenhuma religião, e disse que se emociona com o trabalho que faz. Ela busca inspirar as pessoas a fazer ações solidárias também.

“São pequenos gestos de amor. Sou apaixonada por este projeto, me emociono muito com as histórias que eu vejo. E nós divulgamos o que fazemos porque, no meio de tanta coisa ruim que estamos vendo no país, é importante mostrar boas ações, para sensibilizar as pessoas a fazer o mesmo”, contou.

Excepcionalmente hoje, por causa do frio, seis grupos estarão ajudando os moradores de rua, mas a intenção deles é se organizarem para que nenhum dia fique sem algum grupo nas ruas oferecendo ajuda.

O grupo Missões Urbanas, se planejou e saiu na noite de segunda-feira (17), para entregar alimentos e cobertores aos desabrigados que habitam a região do centro e da rodoviária de Cuiabá.

Victor Hugo Senhorini é membro do Instituto Amor em Ação, que irá fazer a entrega amanhã (19), já que muitos farão a ação hoje.

“Recentemente houve essa integração dos projetos por meio de um grupo no WhatsApp para que possamos coordenar as ações. Porque antes muitos grupos saiam ás vezes nos mesmos dias, nos mesmos locais e acabavam se chocando com outros, ficando alguns lugares com muito, e alguns lugares sem nada. Então através dessa recente interação entre os grupos, estamos podendo coordenar as ações, os dias de atuação de cada um, os locais, sempre procurando atender o máximo de pessoas. Foi o que ocorreu agora nessa semana”, disse.

Por ser um instituto, o Amor em Ação consegue participar de projetos da prefeitura, para arrecadar mais cobertores, por exemplo, para distribuir aos moradores de rua. O instituto é formado por espíritas, mas aceitam voluntários de qualquer religião.

Previsão de frio

A madrugada desta terça-feira (18) foi a mais fria do ano em Cuiabá, segundo apontam os dados da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para tentar fugir do frio, o morador de rua Elton Pereira, contou que chegou a dormir em um bueiro. “Não está fácil não, ontem eu achei que fosse morrer. Acabei indo dormir em um bueiro ali na [Avenida] Prainha, que dava pra aguentar melhor", disse.

A previsão do Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a madrugada da próxima quarta-feira (19) tem potencial para ‘roubar’ o título de mais fria do ano.

Isso porque a expectativa é de mínima de 8ºC. Já a máxima não deve ultrapassar os 18ºC. O céu deverá ficar parcialmente nublado, com sol entre poucas nuvens. A umidade relativa do ar deve ficar entre 48% e 80%.
Imprimir