Imprimir

Notícias / Política MT

Senador italiano ministra palestra sobre integração ítalo-brasileira em Cuiabá

Da Redação - André Garcia Santana

O senador italiano Fausto Longo estará em Cuiabá na segunda-feira (14) para ministrar uma palestra sobre a Integração Ítalo-Brasileira. Ele, que é brasileiro, se tornou o primeiro senador italiano e cumpre uma extensa agenda na Capital.  Em suas atividades profissionais e empresariais atuou nos setores de arquitetura, planejamento urbano, engenharia e construção, publicidade e propaganda, design gráfico e têxtil, mármores e granitos e ensino.

Leia mais:
Emanuel vai buscar consenso sobre prédio da Secretaria de Cultura para evitar crise com Governo do Estado
 
A palestra faz parte do encontro internacional Brasil e Itália, que acontece no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt,, em ação inédita promovida pela Faculdade Faipe e Instituto Crepaldi, a pedido do diretor da Faipe, professor Marcos Vinicius Crepaldi. Para participar basta se inscrever no wwww.faipe.edu.br. A inscrição é gratuita. Vagas limitadas.
 
Às 9hs homenageado com Título de Cidadão Cuiabano, pelo vereador Dr. Xavier (PTC), na Câmara Municipal de Cuiabá. Depois se reúne com o governador Pedro Taques (PSDB), com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Carlos Avalone e a assessora de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto. Às 14 horas, será recepcionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB). Na sequência, segue para outra reunião, às 16 horas, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – Famato.
 
Biografia 
 
 Foi eleito Senador em 2013 pela & quot; Alleanza Italia Bene Comune" formada pelos partidos PD (Partido Democrático), PSI (Partido Socialista Italiano) e SEL (Sinistra, Ecologia e Liberta), para a XVII Legislatura do Senado da República Italiana para o mandato referente ao quinquênio 2013/2018. Faz parte da 10º Comissão Indústria, Comercio e Turismo, e do CQIE, Comitê para as Questões dos Italianos no Exterior.
 
É Coordenador do PSI - Partido Socialista Italiano para a América do Sul (Circoscrizione America Meridionale) e representante da Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas para a União Europeia.
 
Mestre em Habitação - Tecnologia, Planejamento pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Arquiteto e Urbanista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Fundação Belas Artes de São Paulo, tendo exercido as seguintes funções:
 
Gerente de Ação Regional da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo;·
 
 Pesquisador V e Coordenador de Comunicação Social e Marketing do IPT;·
 
 Chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo;·
 
 Coordenador de Comunicação Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Coordenador de Comunicação Social da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Presidência da República;·
 
 Coordenador do Programa São Paulo Design.·
Na FIESP/CIESP, exerceu, ainda, as seguintes funções: Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gerente de Infra-Estrutura, Meio Ambiente e Design, Gerente de Projetos Especiais e Secretário Executivo dos Conselhos Temáticos e Comitês de Cadeias Produtivas da FIESP/CIESP.
 
 
Foi Secretário de Turismo de Piracicaba, Delegado Regional-Sul e Consultor da Presidência da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo; Presidente do Instituto Paulista de Vitivinicultura; Presidente da AETI – Associação das Entidades de Turismo do Estado de São Paulo; Presidente da Fundação Vila Jaguary – TV Jaguariúna; Presidente do FIESP CLUB - Associação dos Funcionários da FIESP, CIESP, Instituto Roberto Simonsen e Sindicatos Patronais; Presidente do Salão Internacional de Humor de Piracicaba; Membro dos Júris dos Prêmios da ABILUX Design de Iluminação, ABRE Design de Embalagens, IDEA – Brasil, ABIPLAST Design de Produtos, Prêmio Mérito Ambiental da FIESP/CIESP, Prêmio ECODESIGN FIESP/CIESP, entre outros. É membro do Conselho do Instituto Brasil de Economia Criativa – Brasil Criativo.
Imprimir