Imprimir

Notícias / Política MT

Lucimar Campos e dom Milton fortalecem parcerias para ações sociais em Várzea Grande

Da Redação - Ronaldo Pacheco

 
 
As paróquias Igreja Católica em Várzea Grande vão estreitar e fomentar parceiras com a Prefeitura Municipal, nos próximos anos. O compromisso foi firmado pela prefeita Luciar Sacre de Campos (DEM) com o arcebispo metropolitano de Cuiabá, dom Milton dos Santos, nesta terça-feira (15), durante visita ao Palácio Júlio Domingos Fiote de Campos, no Paço Couto Magalhães, sede da municipalidade.
 
Dom Milton elogiou a política social implementada, nos últimos anos, pela prefeitura de Várzea Grande, a segunda maior cidade de Mato Grosso. O diálogo com Lucimar Campos foi proveitoso para estreitar os laços na construção de maiores políticas voltadas para atender ações, como a educação de crianças e jovens, e, ainda, de cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais:
- Lucimar Campos projeta 200 quilômetros de asfalto em quatro anos; 50 quilômetros já executados

- Várzea Grande fomenta surgimento de talentos no esporte; prefeita e vereadores incentivam com moção 

 
Dom Milton fez questão de ressaltar que dentro da Cúria Metropolitana formada por 27 paróquias, dez delas estão situadas em Várzea Grande, o que faz da cidade uma referência para igreja católica. Além disso, como completou, Várzea Grande é sede de seminários e da Faculdade Católica de Mato Grosso (Sedac) que oferta cursos de graduação, nas áreas da Pedagogia, Teologia, Filosofia, Processos Gerenciais e Psicologia.
 
Dom Milton explicou à prefeita que hoje a Cúria Metropolitana possui obras assistenciais, como casa de recuperação, creches e desenvolve ações de apoio ao cidadão, e que com o fortalecimento da parceria com Várzea Grande vai poder aumentar o número de atendimento e implementar as políticas públicas.
 
 “As nossas parcerias são importantes. A minha visita tem como finalidade referendar e estudar possibilidades de ampliação. Temos a Faculdade Católica que pode servir para o setor da Educação como campo de capacitação aos professores da Rede Pública Municipal de ensino. Os nossos projetos de creches, que complementam a Rede educacional de assistência às crianças”, argumentou o clérigo católico.
 


O arcebispo aproveitou ainda para anunciar a 32ª edição do Vinde e Vede, que será realizada em Cuiabá, entre os dias 9e 12 de fevereiro de 2018, durante o período de Carnaval. “Em 2018 a atenção da igreja vai estar principalmente voltada aos jovens. Depois do sínodo para as famílias, que foi o tema central do Vinde e Vede 2017, agora os bispos querem compreender melhor quais são os desafios da juventude, e assim, estarem mais próximos, seguindo inclusive, a orientação do Papa Francisco”, pontuou. O tema do encontro anual estará baseado no próximo Encontro Mundial da Juventude católica, que será realizado no Panamá (América Central).
 
“O Vinde e Vede chega a reunir mais de 100 mil pessoas no período do Carnaval. E o MicareCristo, evento que antecipa o Vinde e Vede, reúne mais de 50 mil jovens. A infraestrutura para promover este evento já está definida. Precisamos, junto ao Município traçar algumas ações em conjunto que facilitem o acesso dos jovens de Várzea Grande ao evento, como por exemplo, linhas extras de ônibus neste período específico para o local do evento, promovendo o deslocamento, com linhas diretas e horários pré-definidos”, citou o pontífice da Arquidiocese de Cuiabá.
 
“Já na questão da Assistência Social e da Educação nos colocamos à disposição para outras parcerias, vez que a Igreja Católica tem atuado em conjunto com o Município. Como a senhora diz, a união garante o sucesso das parcerias”, justificou Dom Milton.
 
Acompanhado do padre José Pereira, da paróquia Santo Antônio, do padre Marcos Antônio Dias, da paróquia Nossa Senhora da Guia e do padre Ivan Rodrigues da Paixão, da Canção Nova, Dom Milton abençoou os presentes, o gabinete e a secretaria de Comunicação Social. “A prefeita é uma mãe para essa cidade e quero receber das mãos dela, a minha benção”, disse o arcebispo, emocionando muito a prefeita.
 
Católica e atuante, a prefeita agradeceu a visita do arcebispo e pontuou que a parceria entre o Município e a igreja católica é uma união forte e que será ampliada ao longo de sua gestão. “Dom Milton fez mais do que uma visita, trouxe palavras de fé, palavras otimistas e sua benção, nos renovou para que sigamos com um trabalho sério, transparente e que tem como único objetivo, melhorar a qualidade de vida da nossa população e construir a Várzea Grande que todos nós queremos”.
 
A prefeita, devota de Nossa Senhora Aparecida, recebeu das mãos do arcebispo uma imagem da santa, que traz em seu interior, água benta. Além dos padres que atuam em Várzea Grande, a reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Kathe Martins, do secretário municipal de Governo, César Miranda e de assessores e voluntários da Cúria Metropolitana e do gabinete.
Imprimir