Imprimir

Notícias / Política MT

Morre aos 89 anos ex-governador de Mato Grosso que ajudou a criar a UFMT

Da Redação - Wesley Santiago

Morreu na madrugada desta terça-feira (22), o ex-governador de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, aos 89 anos. Ele, que era engenheiro civil, faleceu em casa, na cidade de Campo Grande (MS), por volta das 03h30. A informação foi confirmada por familiares e as causas não foram divulgadas.

Leia mais:
Taques visita Pedro Pedrossian, fundador da UFMT e governador de Mato Grosso antes da divisão
 
O ex-governador estava muito debilitado e depois que quebrou a perna começou a ter dificuldades de locomoção. Além disso, foi afetado por problemas no coração e a perda da visão.
 
Conhecido como o ‘Semeador de Universidades’, Pedrossian foi eleito pelo voto direto governador de Mato Grosso em 1965, antes da divisão. Exerceu um mandato de cinco anos, decretou o fim das oligarquias, arejou a administração pública e implantou o planejamento.
 
O ex-governador também foi responsável por criar o Instituto de Ciências e Letras, adquiriu área e construiu o campus, ofertando ao governo federal todas as condições para a criação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No estado vizinho, após a divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi senador e governou a unidade federativa.
 
Pedrossian também criou a Universidade de Campo Grande e da Grande Dourados. Como engenheiro, ainda trabalhou na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em Três Lagoas (MS). Ele deixa Maria Aparecida Pedrossian, com quem era casado há 69 anos, seis filhos e 11 netos.

Em março deste ano, o governador Pedro Taques (PSDB) visitou Pedrossian em sua casa, na cidade de Campo Grande. Na ocasião, ele declarou sentir orgulho do trabalho desenvolvido enquanto administrava o Estado. Durante a visita, a esposa resumiu o sentimento do ex-governador.

“Pedro ama Cuiabá. Ele não era muito a favor da divisão, achava que Mato Grosso ‘inteiro’ seria imbatível. O estado mais poderoso da nação. Ele sente falta daquela cidade e daquela gente”, contou à época.

Também na mesma data, Pedro Taques foi presenteado com o livro de memórias do ex-governador, intitulado “O Pescador de Sonhos” e se identificou com vários trechos da publicação. “Várias vezes ele cita um projeto transformador, exatamente como nós estamos fazendo no Mato Grosso dos dias atuais. Foi um estadista que respeito muito e me sinto muito feliz em finalmente tê-lo conhecido pessoalmente”, afirmou o governador.
 
“Eu desejava um Mato Grosso em ação. Um Estado em movimento, numa dinâmica memorável que envolvesse todo o conjunto social, administrativo, econômico e cultural. [...] A se aliar e compreender a necessidade de em tudo colocar a dose certa de futuro, assegurando a ação integrada da redentora transformação de atitudes coletivas que o tempo e o trabalho se encarregariam de operar”, trecho do livro de memórias de Pedro Pedrossian.
Imprimir