Imprimir

Notícias / Política MT

Silval afirma que Nadaf coordenava pagamento de propina a setor do Biodisel

Da Redação - André Garcia Santana

Oex-governador Silval Barbosa afirmou em delaçã premiada que seu ex-secretário de Casa Civil, Pedo Nadaf, de coordenar o repasse de propina de R$1,5 milhãoao setor de biodisel em Mato Grosso anualmente. O esquema teria começado entre os anos de 2012 e 2013, período no qual Vagner dos Santos, irmão do senador Cidinho Santos (PR), participou das negociações.

Leia mais:
Família Barbosa firmou 4 delações de 150 depoimentos e devolverá R$ 76 milhões aos cofres públicos

De acordo com o Silval, Vagner era a pessoa responsável por levantar os valores dentro do segmento e repassar ao governo, que, em troca, adotava o regime tributário de estimativa. Isso significa que a quantia cobrada sobre o valor do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das empresas seria calculado a partir da possibilidade de vendas, sendo, normalmente, subestimado.

“Pedro Nadaf comunicava ao colaborador [Silval] que o Senador Cidinho auxiliava o irmão Vagner nas tratativas dos pagamentos de propina, no entanto, o colaborador não se recorda de ter tratado desse assunto com o Senador Cidinho”, diz trecho do documento.

A delação da família de Silval Barbosa é formada por 150 depoimentos prestados aos investigadores federais. Até o momento, além de vários deputados estaduais, parentes do político servidores  foram delatados. 
Imprimir