Imprimir

Notícias / Política MT

Luiz Soares diz que campanha ‘Setembro Verde’ de Mato Grosso é para ampliar doadores de órgãos humanos

Da Redação - Ronaldo Pacheco

 
Considerado essencial para o salvamento de vidas em diferentes situações, os órgãos humanos não estão disponíveis no memo volume das demandas. E é por isso que o secretário de Estado de Saúde, Luiz Vitório Soares, incentivou a realização, em  setembro, da Campanha Nacional de Doação de Órgãos.
 
Nesse contexto,  a cor verde é uma referência ao laço verde, símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em Mato Grosso, a campanha é organizada pela Coordenadoria de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Leia Mais:
- Luiz Soares impõe modernização na gestão da Saúde de Mato Grosso com apoio do CONASS 
 
- Governo Taques aumenta valor dos repasses para fundos municipais de Saúde e já passa de R$ 76 mi em 2017

A coordenadora da campanha, Fabiana Regina de Souza Molina, explicou que a atividade específica desenvolvida pela SES/MT é a doação de córnea. Para esse serviço existe um banco de tecido ocular habilitado em Cuiabá, como unidade responsável pela captação do tecido, exames e preservação.
 
A Coordenadoria de Transplantes da SES/MT é a responsável por organizar e coordenar todos os assuntos relacionados com a notificação dos potenciais doadores, a captação e alocação dos órgãos e tecidos doados e a realização dos transplantes.
 
“Realizamos o monitoramento mediante um protocolo de morte encefálica e após o óbito solicitamos da família do paciente a autorização legal para a doação de órgãos. O paciente com diagnóstico de morte encefálica internado em hospital é doador em potencial”, observou a coordenadora.
 
“A família é informada da possibilidade de doação dos órgãos. Caso ela concorde, uma série de exames são feitos para confirmar a viabilidade da doação. A notificação da morte encefálica é obrigatória por lei”, argumentou  Fabiana Molina, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Molina explica ainda que a família do doador não tem despesa alguma com o procedimento da doação, que é custeado pelo SUS. No País, 89% dos transplantes de órgãos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – dado do Ministério da Saúde. Os órgãos do potencial doador serão transplantados nos pacientes inscritos na lista única, de acordo com a compatibilidade entre o doador e a pessoa que precisa do órgão.
 
Luiz Soares pontuou que, em Mato Grosso, a maior necessidade é por transplante de córneas e rim. Ele tem aval do goverandor José Pedro Taques (PSDB) para tomar providências que possam melhorar o atendimento, que é o que está fazendo.
 
Por conta disso, o Estado dispõe de dois Centros Transplantadores de córnea: o Hospital de Olhos de Cuiabá e Instituto da Visão (Visionare); três Equipes Transplantadoras e um Banco de Tecidos Oculares.
 
No primeiro semestre de 2017 a Central de Transplante fez a captação de 29 doações de córneas de doadores do Estado e recebeu 69 córneas doadas por doadores de outros Estados; realizou 109 transplantes de córneas; e efetivou uma doação de múltiplos órgãos com a retirada de coração, rim e fígado.
 
No Estado, existem atualmente 224 receptores inscritos no Cadastro Técnico Único aguardando por transplante de córnea.
 
A coordenadora de transplantes informou que, dentro do planejamento de expansão a SES/MT está em negociação com um estabelecimento com interesse em realizar Transplante Renal, cujo processo encontra-se em tramitação, sendo feito os ajustes necessários para credenciamento e posterior contratualização do serviço. “Enquanto esse processo não é concluído, os pacientes com indicação de transplante de rim são encaminhados para outros Estados, através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio [TFD]”, salientou Fabiana Molina.
 
A lista de receptores (pessoas que precisam de um órgão) é única por estado ou por região e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e por órgãos de controle federais, impossibilitando que uma pessoa conste em mais de uma lista, ou que a ordem legal de atendimento não seja obedecida.
 
A inscrição na lista somente pode ser realizada por um médico com autorização vigente, concedida pelo SNT.
 
O transplante de órgãos é a única alternativa para muitos pacientes portadores de algumas doenças terminais. No Brasil existe uma enorme desproporção entre a demanda de órgãos para transplantes e o número de transplantes efetivados. De acordo com o Ministério da Saúde, os órgãos que podem ser doados e implantados individualmente são: coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas e intestino. O transplante também pode ser multivisceral. Já os tecidos que podem ser doados são: córnea esclera, pele, ossos, cartilagens, tendões, meniscos, fáscia muscular, válvulas cardíacas, pericárdio e vasos.
 
Ainda é alta a rejeição à doação
 
Pesquisa realizada  pelo Ministério da Saúde, em 2016, revela que quase metade das famílias brasileiras rejeitou a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica.
 
O SUS é considerado o maior serviço público de saúde do mundo, em captação de órgãos e transplantes, no entanto a rejeição à doação de órgãos ainda é um fator preocupante.
 
O fato de muitas pessoas acreditarem em rumores de comercialização de órgãos contribui para a diminuição do número de doações, tirando a chance de sobrevivência de vários pacientes que aguardam em lista de espera. A família do doador não paga nada e tampouco recebe qualquer pagamento pela doação.  A doação é um ato humanitário, que pode beneficiar qualquer pessoa, sem distinção de sexo, credo, raça.
 
De acordo com a Revista Brasileira de Transplantes (RBT) no 1º semestre de 2017, os números de pessoas inscritas no Cadastro Técnico Único de Receptores que aguardam por um transplante são os seguintes:
 
Rim – 20.523
 
Córneas – 10.254
 
Fígado - 1.203
 
Pâncreas/Rins – 519
 
Coração – 260
 
O rim é o órgão com o maior índice de indicação ao transplante em decorrência de que cada vez mais a população está acometida por doenças como hipertensão e diabetes, que são as principais causa de falência renal.
 
Para diminuir essa rejeição, os Estados realizam anualmente a campanha nacional de doação de órgãos. O objetivo é despertar na população o sentimento de aceitação da doação, lembrando que doação é um ato de livre e espontânea vontade e de amor ao próximo.

Para aderir à campanha, empresas podem ajudar iluminando prédios, fachadas ou torres com a cor verde, aderindo à campanha “Brasil Verde”, deste ano.
 
Serviço: Coordenadoria de Transplantes/SURCA/SES/MT – Rua Thogo da Silva Pereira, 63, Centro, Cuiabá. Fones: (65) 3324-0747/3623-9004 (atendimento 24 horas) ou 3623-9188. E-mail: contran@ses.mt.gov.br
 
Imprimir