Imprimir

Notícias / Política MT

Mato Grosso tem dois parlamentares entre os 150 mais influentes do Congresso

Da Redação - Jardel P. Arruda

O senador Wellington Fagundes (PR) e o deputado federal Ságuas Moraes (PT) aparecem na lista dos 150 mais influentes do Congresso Nacional em 2017. O levantamento foi divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Leia mais:
Procuradoria da Câmara afirma ser impossível investigar Emanuel por ato enquanto deputado

Pela terceira vez consecutiva no ranking, Ságuas aparece entre os parlamentares em ascensão, que são aqueles com destaque em missões entregues partidárias, políticas ou institucionais. Em 2015 e 2016 ele era o único representante de MT na lista.

“Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”, explica texto do DIAP.

Já o senador Wellington Fagundes aparece entre os 100 mais influentes, considerado uma “cabeça do Congresso”, tendo destaque pelo papel como um dos 28 articuladores mais importantes do parlamento. De acordo com o DIAP, parlamentares articuladores se destacam pelo bom trânsito e exercer poder sobre outros membros do Congresso.

“Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões. Como interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando uma massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem”.
Imprimir