Imprimir

Notícias / Cidades

Procon notifica estacionamento do Shopping Pantanal após aumento de tarifa e diminuição do período de carência

Da Redação - Fabiana Mendes

O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), instaurou investigação preliminar para apurar se o aumento da tarifa do estacionamento do Multipark do Shopping Pantanal de R$ 8 para R$ 9 está infringindo a legislação. O Multipark deverá apresentar, no prazo de 10 dias, documentos que justifiquem o aumento da tarifa. O reajuste aconteceu no começo deste mês e causou indignação nos usuários que também reclamaram na redução do período de carência de 20 para 15 minutos.

Leia Mais: 
Shopping Pantanal aumenta preço do estacionamento e diminui período de carência; usuários se queixam

O inquérito foi aberto por meio da Gerência de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado. De acordo com o superintendente Onofre Júnior, a investigação foi motivada por reclamações de vários consumidores – pelos canais de atendimento telefônico do órgão, redes sociais e repercutidas na imprensa - sobre o aumento do valor do estacionamento do Shopping Pantanal.

Para a instauração da investigação, o Procon também levou em conta que os índices oficiais apontam que nos últimos 12 meses o país teve a menor taxa de inflação dos últimos 18 anos. “Também não se teve notícia de qualquer melhoria na infraestrutura do estacionamento no último ano, que justifique o aumento da tarifa”, explica o gerente de Fiscalização, Ivo Vinícius Firmo.

O Multipark foi notificado na quarta-feira (06) e deverá apresentar, no prazo de 10 dias ao Procon, documentos que justifiquem o aumento da tarifa. O fornecedor precisará informar todos os preços praticados para estacionamento nos meses de setembro/2012, setembro/2013, setembro/2014, setembro/2015, setembro/2016 e setembro/2017, considerando os valores cobrados de motos, carros e outros. Deverá, também, informar qual o prazo de carência concedido ao consumidor sem cobrança dos serviços para o mesmo período.

O fornecedor precisará, ainda, apresentar justificativa para o aumento nos valores do estacionamento dos anos de 2012 a 2017, comprovando com documentos que entender necessários.
Imprimir