Imprimir

Notícias / Política MT

Servidores realizam manifestação para barrar PEC do Teto e cobram taxação do agronegócio

Da Redação - Vitória Lopes / Da Reportagem local - Lázaro Borges

O Fórum Sindical, responsável pela representação dos servidores públicos do Estado, realiza na tarde desta terça-feira (03), uma manifestação contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos, em frente à Assembléia Legislativa. Como alternativa para a equipe econômica do Estado, os funcionários públicos sugerem que o governo crie taxas sobre os lucros do agronegócio.

Leia mais:
Fórum Sindical pede afastamento de deputados estaduais citados por Silval e "lava" AL; veja vídeo e fotos

A proposta teve sua primeira votação prevista para esta semana. Cerca de 130 servidores se reuniram no local para protestar contra a medida e tentar impedir a votação.

Os servidores são contrários à medida, que de acordo com eles, reduz investimentos em áreas prioritárias, como educação e saúde. Além disso, o texto impõe o congelamento de gastos por 10 anos, comprometendo a Revisão Geral Anual (RGA), progressão de carreira e realização de concurso público.

Segundo o coordenador do Fórum, Cledison Gonçalves, existem outras medidas que o Governo poderia tomar, em vez de realizar a votação da PEC do Teto de Gastos.

“O Fórum Sindical convidou os servidores com o objetivo de que venham à Assembléia Legislativa manifestar contra a tramitação da PEC. Nós não aceitamos emendas, na verdade nós reprovamos a PEC como um todo. A posição do Fórum é que o governo deveria taxar o agronegócio, diminuir as concessões dos incentivos fiscais, rediscutir o valor dos repasses aos poderes para depois apresentar uma PEC, que ainda veio para nos prejudicar”, avalia.

Outra avaliação de Gonçalves é que neste momento os deputados não têm condições políticas de aprovar a medida, uma vez que grande parte dos parlamentares está envolvida da delação de Silval Barbosa.
Imprimir