Imprimir

Notícias / Educação

Curso de Gastronomia do Univag é o único a receber nota máxima do MEC no Estado

Da Redação - Vinicius Mendes

O curso de Gastronomia do Univag Centro Universitário obteve o conceito máximo na avaliação do Ministério de Educação (MEC) e hoje é o único curso de Mato Grosso com o mais alto nível de qualidade reconhecido pelo órgão. A conquista foi obtida após a visita dos avaliadores do MEC. A avaliação concluiu que o curso de Gastronomia do Univag apresenta uma excelente organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura que atende de forma excelente as demandas necessárias para a formação do profissional de Gastronomia.

Leia mais:
Acadêmicos de arquitetura e urbanismo do Univag reformam creche em Várzea Grande
 
A avaliação abrange três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O curso de Gastronomia do Univag obteve excelentes notas em todos os requisitos exigidos pelo MEC.

“Nós conquistamos nota máxima nas três dimensões da avaliação do MEC. Recebemos um triplo 5 (a avaliação é feita numa escala de 1 a 5). Este resultado confirma a alta qualidade do curso de gastronomia do Univag. Desde o início do curso, temos trabalhado muito não só para ser o melhor curso de Mato Grosso, mas também para ser uma das referências no Centro-Oeste e no Brasil. Podemos afirmar que somos o melhor curso de graduação em gastronomia de Mato Grosso”, destaca o Vice-reitor, professor Flávio Foguel.

O curso de Gastronomia conta com projeto pedagógico inovador que prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho, abordando não só os aspectos do fazer da Gastronomia, mas também aspectos de gestão e empreendedorismo. “A proposta do curso foi bastante elogiada, não só por trabalhar intensamente a formação técnica em gastronomia (mais de 60% da carga horária do curso é prática), mas também por dotar o aluno de competências que possibilitem a gestão de estabelecimentos do ramo alimentício”, lembrou a Professora Adriene Paiva, coordenadora do curso, que aponta ainda outros diferenciais. “Nosso curso tem ainda o foco na sustentabilidade e na gastronomia regional”.

“A excelente avaliação é fruto do esforço conjunto de uma equipe que, desde o primeiro momento, trabalhou para materializar um curso que fosse referência na área. Não podemos esquecer o papel de nossos alunos, proativos e comprometidos, ajudam-nos a potencializar os resultados do percurso de formação. Nossa infraestrutura é reconhecida como referência, tendo recebido já grandes chefs do eixo nacional. Vale ressaltar que contamos ainda com o apoio técnico do chef Fernando Mack, que colabora muito na potencialização da empregabilidade de nossos alunos”, declara Professora Adriene Paiva.

Entre os aspectos presentes na avaliação da comissão, um dos destaques foi para o complexo disponível para aulas práticas: a Cozinha Experimental, o Laboratório de Panificação e Confeitaria, o Laboratório de Bebidas, o Restaurante Univag e o Laboratório de Análise Sensorial.  Outro destaque foi a possibilidade do aluno enriquecer sua formação com a pesquisa e a extensão.

“Nossos alunos participam ativamente de atividades de pesquisa sobre ingredientes regionais e também de atividades extensionistas, como as capacitações às comunidades em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, explica a Professora Adriene Paiva.

Além das atividades existentes na grade curricular, o Univag promove e apoia eventos gastronômicos estaduais e nacionais, levando os alunos a participarem desde a organização até a execução dos eventos.

O curso de Gastronomia tem duração de dois anos. A primeira turma da instituição se forma no final deste semestre.

A partir deste semestre o curso passou a contar com a uma horta experimental, onde os alunos aprendem a cultivar temperos que são utilizados na Cozinha Experimental, nas aulas de cozinha regional.

O curso de Gastronomia Univag está com inscrições abertas para vestibular 2018/1, com vagas disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite. Além da graduação em Gastronomia, o Univag oferta ainda duas Pós-graduações na área - Alta Gastronomia Brasileira e Panificação e Confeitaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3688-6006.

​As informações foram repassadas pela assessoria da Univag.
Imprimir